O Tesla Roadster (alimentado por foguetes e voador) se materializará?

Elon Musk, fundador da Tesla, anunciou com confiança em 2017 que um novo Tesla Roadster de segunda geração—um carro esportivo para a linha—chegaria para o ano modelo de 2020. O elegante de quatro lugares, que parecia notavelmente convencional, considerando que era da excêntrica montadora elétrica, prometeu um desempenho extraordinário. Durante a coletiva de imprensa, Elon afirmou que o veículo poderia correr de uma paralisação para 60 mph em apenas 1,9 segundos, cobrir o quarto de milha em 8,8 segundos e entregar uma velocidade máxima de mais de 250 mph. Esses números, se precisos, fariam do próximo Tesla Roadster um dos veículos de melhor desempenho na estrada.

Sete anos depois, o Tesla Roadster de segunda geração ainda não é nada mais do que uma promessa. No entanto, Elon Musk trouxe o veículo de volta ao centro das atenções com afirmações ainda mais extraordinárias sobre seu desempenho antes de seu lançamento (novamente prometido) em 2025. Há um mês, ele afirmou que o Roadster poderia explodir de 0-60 mph em menos de um segundo—quase duas vezes mais rápido que sua reivindicação original. Relatórios recentes da Automotive News e Jalopnik dizem que o carro esportivo incluirá tecnologia da SpaceX, outra empresa de propriedade da Musk, tem foguetes… e pode até voar.

As alegações do chefe da Tesla chicotearam a mídia em um frenesi, deixando os consumidores confusos—e por uma boa razão.

Lançar um carro de passageiros de 0 a 60 mph em menos de um segundo requer potência incrível e aderência tenaz (assumindo que as rodas motorizadas sejam usadas para propulsão). A matemática – a aceleração é uma equação entre massa e propulsão – revela alguns números duvidosos. De acordo com Jalopnik, um veículo atingindo 60 mph em menos de um segundo teria que acelerar com uma força igual a pelo menos 2,8 vezes a força da gravidade (a maioria dos veículos acelera com não mais de 0,3 g de gravidade), o que deixaria a maioria dos motoristas e ocupantes não astronautas tontos e doentes. (Solte uma bola de boliche de uma janela de arranha-céu e ela acelera para 60 mph em 2,73 segundos, cortesia da gravidade da Terra.) Até o momento, não houve veículos de produção legais de rua nem perto – o Tesla Model S Plaid, um dos veículos mais rápidos da estrada, é duas vezes mais lento em condições ideais. Em outras palavras, as chances de que o Tesla Roadster quebre a aceleração de referência de 60 mph em <0,99 segundos são baixas.

Montar foguetes no Tesla Roadster adicionaria um impulso considerável. Do ponto de vista da engenharia, isso faz sentido, pois reduz a carga de trabalho dos motores e diminui a aderência necessária. Rumores dizem que Musk usará dez propulsores de foguete a gás frio, cada um disparando ar comprimido. Embora o uso de nitrogênio inerte ou ar atmosférico comprimido seja menos destrutivo do que as versões em miniatura de foguetes de combustível (temperaturas de exaustão superiores a 5800° F. graus), o ar ainda é expelido dos bicos na parte traseira do veículo a mais de 1.500 mph! A praticidade de oferecer um veículo assistido por foguete em vias públicas com outros carros, ciclistas e pedestres é nada menos que absurdo.

Nenhuma montadora já ofereceu um carro voador comercialmente viável ao público. Há problemas de física (um veículo voador precisa de asas indutoras de elevação ou pás de rotor), preocupações com habilidades (a Tesla oferecerá aulas de voo?) e obstáculos legais (a FAA licenciará o Tesla Roadster como uma aeronave?). E todos esses problemas assumem que o público se sente confortável em ter carros de 5.000 libras de propriedade de novatos voando por cima – eles não estarão.