Ataque contra estudante brasileira nas proximidades de escola causa comoção em Portugal

Adolescente de 14 anos sofreu agressão fora da escola, em incidente que intensifica demandas por maior policiamento diante do aumento da violência.

Uma jovem estudante brasileira, de apenas 14 anos, foi brutalmente agredida do lado de fora de sua escola primária em Santarém, região do Alentejo, Portugal.

As imagens chocantes da agressão foram capturadas por colegas e rapidamente compartilhadas nas redes sociais, gerando grande comoção na comunidade local.

Entre os surpreendidos pela brutalidade do incidente está a mãe da vítima, Lucélia Marília Oliveira, que foi informada do ocorrido enquanto trabalhava em um restaurante.

— Estava no restaurante e disseram: “Marília, olha a tua filha na TV”. Senti vergonha. Quando vi o vídeo, que já havia recebido sem saber que era minha filha, fiquei desesperada — disse Oliveira.

Segundo Oliveira, a agressora é uma estudante portuguesa de outra escola e também teria 14 anos. A violência começou porque a portuguesa, filha de uma brasileira, teria ouvido um boato sobre a mãe. 

— Minha filha diz que inventaram fofoca sobre a mãe da agressora e, por causa disso, ela foi tirar satisfação. Ficou esperando a hora da saída, às 18h30m, com uma amiga, que filmava enquanto ela batia — declarou Oliveira.

No vídeo, a agressora vai atrás da vítima, dá um tapa em seu rosto e, depois, consegue jogá-la na calçada. Imobilizada, a filha de Oliveira recebe uma sequência de socos no rosto. 

— Fomos ao hospital e tenho o laudo. Minha filha está com hematomas e não quer sair de casa, com vergonha. A escola sugeriu que fique em casa até quarta-feira. Ela chora direto porque vê na TV, foi noticiado em todos jornais — disse Oliveira.