Beyoncé e Kim Kardashian: Celebridades que Lidam com Psoríase

O médico dermatologista explica o que é a doença e cita soluções. Veja abaixo

Beyoncé compartilhou que é diagnosticada com psoríase, uma condição de pele crônica e autoimune, caracterizada por manchas avermelhadas e placas descamativas.

Beyoncé compartilhou que é diagnosticada com psoríase, uma condição de pele crônica e autoimune, caracterizada por manchas avermelhadas e placas descamativas.

“A relação que temos com nosso cabelo é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão de beleza da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase, esses momentos são sagrados para mim.”

Beyoncé revela que sofreu de doença de pele psoríase durante toda a vida

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase afeta aproximadamente de 1% a 3% da população global, totalizando cerca de 125 milhões de indivíduos. No Brasil, estima-se que 5 milhões de pessoas vivam com essa condição.

Além de Beyoncé, outros famosos, como Kelly Key e Kim Kardashian, também já afirmaram ter o diagnóstico para a patologia. 

A psoríase não é uma doença grave e há tratamento acessível que permite o controle dos sintomas, afirma o médico dermatologista Erasmo Tokarski

No entanto, além de ser uma condição sem cura, a psoríase também pode resultar em dificuldades emocionais, afetando a autoestima e levando ao isolamento social, pois é uma condição dermatológica visível.

Mas afinal, o que é e o que ocasiona a psoríase?

Erasmo Tokarski, médico dermatologista dos mais procurados em Brasília, esclarece que a causa precisa da psoríase permanece desconhecida, mas é associada à genética e antecedentes familiares.

Do ponto de vista fisiológico, ele esclarece que o surgimento da doença no organismo está ligado a um processo inflamatório em uma das camadas da pele, onde as células perdem a coesão, resultando em descamação.

“Isso leva o organismo a produzir mais células e executar esse processo de maneira que a pele se torne mais espessa e descamativa”, esclarece Erasmo Tokarski. Portanto, a psoríase é classificada como uma doença autoimune, desencadeada pelo próprio sistema de defesa do corpo. 

Principais sintomas da psoríase

– Manchas avermelhadas com escamas secas no couro cabeludo e cotovelo
– Pele ressecada e rachada espalhadas pelo corpo
– Coceira, queimação e dor
– Alterações no formato das unhas, além de descolamento
– Inchaço e deformação das articulações

Tratamentos 

Erasmo Tokarski assegura que, embora não seja possível curar a psoríase, é possível tratá-la e controlá-la.

“Não podemos garantir que a psoríase desaparecerá permanentemente com o tratamento, mas podemos assegurar que os tratamentos disponíveis permitem seu controle. Durante o tratamento, a doença pode desaparecer e permanecer controlada.”