Estratégias de retargeting podem aumentar o engajamento dos usuários

Para Wemerson Santi, CEO e CCO da The Everly Growth Agency, o conceito possibilita que marcas estabeleçam conexões mais profundas com os consumidores, impulsionando o crescimento do negócio

Cada vez mais popular no universo digital, o conceito de retargeting surge como uma ferramenta poderosa para direcionar anúncios de forma inteligente e eficaz. Esta estratégia de marketing, baseada na interação prévia dos usuários com uma marca, tem demonstrado bons resultados ao atrair os consumidores, impulsionando as chances de conversão e reforçando a presença de uma marca na mente do público-alvo.

O conceito fundamental por trás do retargeting é simples: direcionar anúncios para pessoas que já tiveram algum tipo de contato ou interação com uma marca. Seja visitando o site, visualizando produtos ou interagindo em suas redes sociais, essa estratégia visa manter a marca fresca na memória do consumidor e encorajá-lo a dar o próximo passo em direção à conversão.

De acordo com Wemerson Santi, CEO e CCO da The Everly Growth Agency, uma das principais plataformas de vendas para negócios digitais no Brasil, os benefícios do retargeting são notáveis e oferecem uma vantagem significativa às empresas que o utilizam estrategicamente.

“Ao direcionar anúncios de forma precisa para um público qualificado, os custos de marketing são reduzidos, maximizando o retorno sobre o investimento. Além disso, a estratégia reforça a presença da marca na mente dos consumidores, criando uma conexão mais duradoura”, revela.

Para o especialista, a eficácia do retargeting está diretamente ligada à sua implementação cuidadosa.

“Existem várias etapas fundamentais para aplicar essa estratégia de maneira eficaz. O uso de pixels e cookies de rastreamento, por exemplo, é essencial para monitorar o comportamento dos usuários em sites e redes sociais. Esses recursos tecnológicos capturam dados sobre as interações, fornecendo informações valiosas para direcionar anúncios relevantes”, pontua.

Com base nos dados coletados, é crucial criar anúncios específicos que sejam altamente relevantes para os diferentes perfis e ações dos usuários.

“Segmentar os anúncios de maneira inteligente aumenta a probabilidade de engajamento e conversão. Além disso, monitorar métricas como taxas de cliques, conversão e retorno sobre o investimento permite ajustes e refinamentos contínuos, otimizando ainda mais a eficácia da estratégia”, relata.

Santi acredita que o retargeting continua a ser uma ferramenta fundamental para alcançar e converter consumidores no vasto cenário digital.

“Sua capacidade de direcionar anúncios para um público já interessado oferece um caminho claro para aumentar as taxas de conversão e maximizar o retorno em marketing. Ao implementar estratégias sólidas, as marcas podem estabelecer conexões mais profundas, impulsionando o sucesso e o crescimento do negócio”, finaliza.

Sobre Wemerson Santi 

Wemerson Santi traz na bagagem vasta experiência como estrategista e creative copywriterde grandes agências internacionais. Marcas de grande envergadura, como Nextel, Mitsubishi, Volvo, Veja, Bob’s, Banco do Brasil, Ministério da Saúde, entre diversos outros, já tiveram suas campanhas de comunicação assinadas por Santi.

Ao final de 2019, Santi trouxe sua experiência para atuar em um negócio próprio, a The Everly Growth Agency. O nome, segundo ele, é inspirado em sua filha, Lyssa – Ever Lyssa (Sempre Lyssa). “É um lembrete diário da importância desse business. Ele leva o nome da minha filha, uma lembrança diária de que o meu trabalho precisa sempre estar à altura do meu amor por ela”, finaliza.