Lula confirma Ministério da Pequena e Média Empresa

Criação da pasta foi citada pelo petista durante a campanha. Lula prepara reforma ministerial para acomodar o Centrão no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira, 29, que pretende criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e empreendedores individuais. Caso a iniciativa seja concretizada, esta será a 38ª pasta do governo federal.

A proposta foi citada pelo mandatário durante o programa Conversa com o Presidente, transmissão semanal do governo. O nascimento de um novo ministério deve entrar nos planos de acomodar o Centrão em mais pastas na Esplanada, em meio às negoicações com o PP e o Republicanos. Uma reforma ministerial deve ser anunciada para os próximos dias.

“Eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que tenha um ministério específico pra essa gente que precisa de crédito e oportunidades”, declarou o petista.

A criação da pasta tem sido ventilada por Lula desde a campanha à Presidência, mas nunca chegou a ser concluída.

Nesta terça-feira, o mandatário voltou a defender a criação do ministério ao comentar a importância da geração de empregos com carteira assinada. No entanto, frisou que há muitos brasileiros que não se encaixam nessa categoria, e pretendem seguir no ramo do empreendedorismo.