Skincare: quanto usar de cada produto? Veja a quantidade ideal

Nem muito, nem pouco! Para uma rotina de skincare mais eficiente, dermatologista ensina quanto usar de cada produto

Criar uma rotina de skincare requer bastante atenção, especialmente na hora de escolher quais produtos você usará. Com uma variedade enorme nas prateleiras, é essencial consultar um(a) dermatologista, pois só ele(a) poderá prescrever os dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele e suas necessidades. 

Após concluir esse passo, pensamos que todos os cuidados já foram feitos e agora basta mantê-los e curtir esse momento de autocuidado. Mas não é bem assim… Além de usar as fórmulas mais adequadas para o seu rosto, existe outra parte que requer uma recomendação: a quantidade de cada produto que será aplicada na face.

E quanto usar, então? Nem muito, nem tão pouco! Tanto a abundância, quanta a falta trarão prejuízos à rotina: “usar em excesso pode causar irritação, alergia e até oclusão dos poros, levando à acne. Enquanto usar menos quantidade que o necessário poderá não surtir efeito ou demorar mais para que o tratamento alcance os objetivos desejados”, esclarece a dermatologista Adriana Vilarinho. 

Cada produto usado no skincare deve ser aplicado em uma quantidade específica
Cada produto usado no skincare deve ser aplicado em uma quantidade específicaFoto: Shutterstock / Alto Astral

A quantidade ideal para cada produto

Ficou na dúvida sobre quanto deve aplicar de hidratante, protetor solar e outros dermocosméticos? Confira o guia preparado pela especialista e não erre mais na aplicação: 

Hidratantes faciais: correspondente a uma moeda de 50 centavos
Cremes de tratamento: moeda de 10 centavos
Cremes para a região dos olhos: um grão de arroz por pálpebra
Sérum e produtos em gel: um grão de ervilha
Protetor solar: uma colher de chá por região
Solução adstringente e/ou água micelar: o suficiente para deixar o algodão úmido

Além do rosto, a dermatologista informa que os produtos utilizados no corpo também devem ser aplicador em uma quantia ideal. “O hidratante corporal, por exemplo, segue a medida de uma colher de sopa para cada perna, uma para os braços e para o tronco” conclui. 

Fonte: Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *