Literatura infantil contribui para que crianças possam lidar com temas complexos

Neste mês da literatura infantil: a mediação de leitura é uma importante aliada na conversa com as crianças sobre assuntos complexos como o divórcio dos pais, doenças graves, guerra e até a morte

No próximo sábado, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data marca o início do mês da literatura, que também comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril). As celebrações refletem sobre a importância da experiência da leitura na infância, pois permite estimular a imaginação e criatividade, além de contribuir para explicar assuntos complexos.

Em algum momento da convivência de uma criança, mães, pais e adultos serão questionados sobre o motivo das pessoas estarem dormindo na rua, da violência praticada em razão da cor da pele, ou o porquê do seu familiar não abrir mais os olhos. Pela sensibilidade que esses assuntos apresentam, a literatura infantil pode ser um dos caminhos para que as crianças tenham maior compreensão do mundo. 

A guerra entre Rússia e Ucrânia e seus impactos em todo o mundo, inclusive no Brasil, é mais um desses episódios que precisa se tornar compreensível para as crianças, pois a televisão e a internet estão pautando constantemente esse conflito.

“Muitas vezes, as histórias oferecem um pano de fundo para que a própria criança possa elaborar e compreender o sentimento sobre assuntos de grande complexidade”, comenta a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

A maneira como a literatura infantil aborda temas complexos possibilita que as crianças os recebam com acolhimento, curiosidade e sensibilidade, permitindo que desenvolvam criticidade e atribuindo sentido ao assunto que está sendo apresentado. Trazer algo que pode ser complexo desde a infância contribui com a formação e a trajetória de vida das crianças.

Separamos cinco títulos infantis que discutem conflitos armados:

Título: Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca

Editora: Companhia das Letrinhas

Sinopse: Conheça a história da Malala, uma menina que sofreu um atentado apenas por frequentar a escola. Apesar dos conflitos internos do país e da perseguição, se manteve firme em seu propósito de estudar.

Onde acessarEstante Digital do Leia com uma criança

Título: A Raiva

Autor: José Carlos Lollo e Blandina Franco

Editora: Pequena Zahar

Sinopse: No começo era só uma raivinha à toa. Uma coisa boba, que nem tinha razão de ser, mas que, mesmo assim, era. Assim como a vontade de tirar um cochilo, de tomar um sorvete ou de ler este livro. Só que essa raivinha que era à toa começou a crescer, crescer, crescer… Será que ela vai tomar conta da história toda?

Título: A Guerra

Autor: José Jorge Letria e André Letria

Editora: Amelí Editora

Sinopse: Fruto da parceria de Pai e Filho, poeta e ilustrador se unem para erguer dos abismos as vozes silenciadas assoladas pela guerra, e que carecem de serem ouvidas em tempos obscuros ao qual o mundo se encontra na atualidade.

Título: Migrantes

Autora: Issa Watanabe

Editora: Libros del Zorro Rojo

Sinopse: Narra a jornada de migração de um grupo de animais antropomorfizados que deixaram uma vida de angústias e incertezas para trás em busca da esperança de dias melhores. 

Título: Lila em Moçambique

Autora: Andreia Prestes

Editora: Quase Oito

Sinopse: Conta a história do exílio da família de Lila na cidade de Maputo, em Moçambique, em razão dos conflitos armados.

Título: O princípio

Autora: Paula Carballeira Sonja Danowski

Editora: Kalandraka

Sinopse: O Princípio reflete a ternura face ao horror, a imaginação perante a mais absoluta precariedade, a força de uma família unida perante o drama humano. 

****

Benefícios da leitura

Um estudo do Itaú Social mostra que a prática da leitura contribui com o processo de aprendizagem, de letramento e do desenvolvimento vinculado às habilidades de leitura e escrita. Além dos efeitos positivos práticos, o relatório também aponta que a leitura estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade do leitor.

Programa de fomento à leitura

Iniciado em 2010, o Leia com uma criança distribuiu cerca de 65 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à LeituraSeu objetivo é incentivar a leitura do adulto com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.

Fonte: Itaú Social 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Alexandre de Moraes exalta urnas e firma posição combativa do TSE contra fake news