Vendas relacionadas ao esporte registraram aumento de 1,6 milhões de reais em 2023
A temporada regular da NBA termina no próximo dia 14. Com uma enorme base de fãs, a modalidade movimenta as vendas no varejo no Brasil e no mundo. Dados levantados pela Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – revelam insights importantes sobre as tendências de consumo relacionadas ao esporte.
Nos Estados Unidos, o mercado relacionado à NBA faturou impressionantes U$156 milhões em 2023. Embora tenha sofrido uma queda de 27% no ano passado, o início de 2024 mostrou um crescimento notável registrando alta de 110% já em janeiro. Os produtos colecionáveis, especialmente os cards, dominam essa categoria, seguidos de figuras colecionáveis. Ainda em 2023, foram lançados 40 produtos relacionados à modalidade.
No Brasil, o mercado de brinquedos da NBA ainda está em desenvolvimento, mas demonstrou um crescimento significativo. No ano passado, as vendas aumentaram em R$1,6 milhão em comparação com o ano anterior. Embora o mercado brasileiro ainda seja pequeno em comparação com os Estados Unidos, os números indicam um potencial promissor para expansão.
Ainda segundo a Circana, em relação aos lançamentos de produtos da NBA no Brasil, foram cinco os novos brinquedos que chegaram ao mercado em 2023. As principais categorias que vendem itens licenciados da NBA no Brasil incluem itens externos e esportivos, além de quebra-cabeças.
De acordo com a Segmenta, empresa que atua em parceria com a Circana, basquete também foi o esporte de maior crescimento no mercado de artigos esportivos no Brasil, em 2023. Registrando um aumento de 38%, as vendas superaram a média total do mercado, que cresceu 10%. Calçado foi a categoria que impulsionou o forte crescimento da modalidade no país, com um aumento de 43% nas vendas.
O levantamento da Segmenta aponta também que a marca NBA no Brasil obteve um crescimento expressivo em acessórios de basquete, registrando 30% a mais em vendas. O resultado da marca NBA em acessórios de basquete foi impulsionado pelas vendas de bonés, artigo já consolidados no mercado, e pelo lançamento de novos produtos como mochilas, malas, pochetes e bolas.
Esses dados destacam a influência duradoura e global da NBA não apenas como um esporte, mas também como uma marca poderosa que impulsiona o mercado de produtos colecionáveis, brinquedos e artigos esportivos. “À medida que continuamos a acompanhar o crescimento do interesse pela NBA em todo o mundo, é interessante ver como essa paixão se traduz em oportunidades de negócios e diversão para os fãs de todas as idades”, afirma Ana Weber, Diretora da Circana.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.