Monumentos de Brasília ganham iluminação especial; programações incluem serviços gratuitos, esporte, cultura e bem-estar durante todo o mês
A Secretaria da Mulher (SMDF) abriu, nesta quarta-feira (1º/10), a programação do Outubro Rosa no Distrito Federal. A campanha, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, começou com a iluminação em rosa do Palácio do Buriti, CLDF, TJDFT, TCDF e Torre de TV, transformando a paisagem urbana em lembrete permanente da causa.
A vice-governadora Celina Leão destacou o caráter coletivo da mobilização: “O Outubro Rosa é um convite para refletirmos sobre a importância da vida e do cuidado… quando caminhamos juntas, conseguimos salvar vidas”.
Programação de serviços e atividades
- Sexta (3) — Rodoviária Interestadual (14h–17h) | “Empodere-se Mulher — Outubro Rosa”
Palestra sobre prevenção; apresentação de equipamentos da SMDF; biomedicina (tipagem sanguínea, pressão arterial, glicemia), vacinação, orientações odontológicas, testes rápidos, fitoterapia, pressão ocular, entrega de kits de higiene e brindes; alongamento, escalda-pés, auriculoterapia, massoterapia; educação no trânsito com teatro infantil e material didático. - Sábado (4) — Clube Ascade (9h–17h) | “Celebrar a Vida — Remada Rosa”
Atividade inspirada nas Remadoras Rosa, celebrando a superação do câncer de mama e reforçando os benefícios físicos e emocionais do esporte como reabilitação e bem-estar.
Ao longo de outubro, o GDF manterá a iluminação temática e promoverá atividades esportivas, culturais e de saúde, com serviços gratuitos à população, ampliando acesso à informação, prevenção e cuidados contínuos.