O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o uso do corredor entre os carros pelos motociclistas. No entanto, cidades como São Paulo, que adotaram o ‘corredor azul’ para motos reduziram óbitos e acidentes.
Cerca de 30 motociclistas morreram no DF de janeiro a junho de 2023, de acordo com o Detran. Em todo o ano passado, foram 74 vítimas.
A média é de 5 mortes de motociclistas por mês. Para tentar reduzir esses números, o Distrito Federal estuda adotar a faixa exclusiva de motos, conhecida como corredor azul.
A Câmara Legislativa (CLDF) começou a discutir, no início de 2022, um projeto de lei para a implementação da faixa exclusiva para as motos, que já existe em outras cidades, como São Paulo, onde os acidentes e óbitos diminuíram. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), um estudo está sendo feito para saber se é possível fazer o mesmo aqui, mas ainda não há um prazo para tirar o projeto do papel.
No Código de Trânsito Brasileiro, não existe proibição do uso do corredor entre os carros pelas motos. No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Luiz Carlos Galvão, o corredor azul pode ajudar a diminuir os acidentes.
“A faixa azul vai tirar os motociclistas do meio dos carros e vai colocar eles em uma faixa, trazendo mais sensação de segurança e respeito tanto para os motociclistas como para os motoristas”, diz Galvão.