5 dicas para eliminar olheiras

O médico dermatologista Erasmo Tokarski revela as melhores saídas para tratar e prevenir olheiras

Apesar de serem populares nas passarelas, nos filmes e nas séries, as olheiras continuam a ser uma preocupação diária de todos. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, fatores genéticos, exposição solar, distúrbios do sono e tabagismo contribuem para o surgimento dessas áreas escuras ao redor dos olhos, resultando no aspecto de cansaço.

Há uma boa notícia: é possível reverter esse problema com algumas medidas simples. Abaixo, o médico compartilha as três principais dicas para lidar com olheiras. Veja:

1 – Invista em bons costumes

Certos hábitos podem prevenir e até eliminar as olheiras, como manter uma dieta saudável e se manter hidratado. “Além disso, reduzir o consumo de álcool, proteger e hidratar a pele do rosto, usar produtos específicos para os olhos e até fazer massagens localizadas podem ajudar”, afirma o dermatologista.

2 – O frio é um grande aliado

Os produtos de cuidados com a pele são ideais para reduzir a aparência de fadiga ao redor dos olhos. “Máscaras de gelo (aquelas que ficam no congelador), compressas com água gelada, patches para os olhos e massageadores frios também podem melhorar as olheiras”, comenta Tokarski.

3 – O tradicional cuidado com a pele não pode ser negligenciado

Segundo o dermatologista, essa região possui uma pele mais delicada e sensível, por isso precisa de atenção especial para evitar irritações. “O uso de protetor solar é crucial e produtos específicos para os olhos são essenciais. Compressas frias ajudam a reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos, uma das causas do escurecimento abaixo dos olhos”, explica. “Além disso, compreender o tipo de olheira ajuda na escolha do produto certo. Para saber como tratar olheiras escuras, é importante conhecer a causa do problema. Para isso, é recomendável consultar um dermatologista, que identificará a causa e recomendará os produtos adequados para cada paciente”.

4 – Uso de laser para olheiras

O método terapêutico envolve o uso de laser para eliminar os pigmentos responsáveis pela coloração. O laser é um feixe intenso de luz, capaz de concentrar alta energia em um local determinado de forma rápida e precisa. Essa energia se converte em calor, causando danos controlados no local tratado. Devido à precisão do feixe de luz, o procedimento é altamente focalizado e eficaz.

5 – Preenchimento de olheiras

Direcionado principalmente às olheiras profundas, esse tratamento minimamente invasivo utiliza preenchedores de ácido hialurônico, aplicados na área afetada. Recomendado para equalizar a profundidade e o aspecto das olheiras, visa uniformizar a região.