Quem é James Goldstein, o superfã da NBA?

James Goldstein, membro ativo do mercado imobiliário de Los Angeles, dono de uma riqueza calculada em torno dos 300 milhões de dólares e proprietário de uma das casas mais conhecidas de Los Angeles é famoso, acima de tudo, por ser o ‘superfã’ da NBA.

Nascido em Milwaukee, Wisconsin, fundou a base de sua relação com o basquete com apenas cinco anos, quando seus pais colocaram uma cesta na entrada da garagem de sua casa. A partir desse momento, a história de amor entre o pequeno James e a bola laranja só aumentaria com o passar do tempo.

Mas afinal, quem é James Goldstein?

Carreira e fortuna

Além do basquete, outra paixão de Goldstein são os números. Desde sempre destaque nas disciplinas das ciências exatas, uniu o útil ao agradável quando passou a trabalhar como estatístico para uma das televisões que transmitiam os jogos do então Milwaukee Hawks com apenas 15 anos.

Aos 18, saiu do frio de Wisconsin para o calor da Califórnia cursar matemática e física na Stanford University. Depois de algum tempo, percebeu que não gostaria de tornar-se um engenheiro ou cientista e então migrou para o curso de economia e finanças da UCLA.

Já no mercado financeiro, passou a trabalhar numa imobiliária e então começou seus próprios investimentos em imóveis e outros negócios – que nunca revela quais foram – até transformar seu suor na atual fortuna de 300 milhões de dólares.

Segundo James, seu objetivo nunca foi alcançar a riqueza, mas sim a liberdade.

James Goldstin e convidada durante Semana da Moda de Milão de 2014 Tullio M. Puglia/Getty Images


Mansão

Localizada em Beverly Crest, bairro próximo ao famoso Beverly Hills, a mansão de James Goldstein é uma das mais conhecidas e renomadas de todo Estados Unidos. Construída pelo célebre arquiteto John Lautner entre 1961 e 1963 para a família Sheats, foi comprada pelo superfã da NBA em 1972.

Assim que adquiriu a mansão, chamou de volta o arquiteto para reformá-la e deixar ao seu gosto. Os dois protagonizaram diversas reformar e trabalharam juntos por diversos anos até Lautner morrer, em 1994.

A procura de Goldstein pela casa veio por um motivo bizarro. Sempre solteiro, o milionário considera que o maior amor da sua vida foi Natasha, uma cachorra de estimação, e ele queria um lugar para que o animal se sentisse livre para poder correr e brincar.

James afirma que a casa ainda está em construção e seus amigos mais próximos sempre ressaltam que ele não tem medo de derrubar uma parede que acabou de ser construída se o intuito for aprimorar a arquitetura da mansão.

Vista do quarto principal da mansão de James Goldstein David McNew/Getty Images

O basquete entra também na arquitetura da casa com a ‘sala NBA’, onde assiste todos os jogos que quiser dentro do conforto de um sofá ou sua poltrona, o que preferir no dia.

Ao entrar na sala, você não perceberá um lugar onde assistir aos jogos, mas é sempre com uma surpresa que James revela seus segredos.

Uma das obras do artista plástico Edward Ruscha acaba perdendo seu espaço de prestígio quando James aperta um botão e uma tela para projetor sai do teto daquele andar.

Ali, Goldstein assiste jogos da NBA praticamente todos os dias. Quando não há jogos no Staples Center, a maratona começa no fim da tarde e vai até a última bola laranja parar de subir ao redor do país. Quando vai acompanhar Lakers ou Clippers in loco, usa a sala para ‘se aquecer’ antes de chegar ao ginásio.

Porém o foco agora é a casa e suas surpresas. A NBA já já terá seu devido espaço.

Um dos maiores exemplo de arquitetura orgânica, a mansão Sheats-Goldstein já recebeu diversos convidados e hoje, além de ser exaltada como casa, também é conhecida por sua balada

Isso mesmo. Um clube noturno dentro de casa.

Club James

James frequenta clubes e baladas desde os 21 anos, quando completou a maioridade e passou a aproveitar os prazeres da vida noturna californiana. O próprio admite que, apesar dos 80 anos, não baixou o ritmo e então percebeu que poderia fazer algo diferente para entreter seus convidados.

Na parte externa do terreno da mansão, James possui uma quadra de tênis, duas piscinas em construção, sala de reunião com diversos CD’s e um clube noturno. Frequentador de diversas festas na Europa, James diz que se inspirou um pouco em cada experiência que teve para criar seu clube. A referência europeia é notada logo nos primeiros detalhes: diferentemente das baladas americanas, que costumam terminar mais cedo, as festas no Club James vão até o nascer do Sol, por volta das 5 horas da manhã.

Tipo de jaquetas que James Goldstein geralmente veste Jonathan Leibson/Getty Images

Outra diferença para as baladas dos EUA é a pouca presença de assentos. Golstein diz que eles acabam ‘estragando’ o espírito da festa porque as pessoas ficam pensando mais em conversar e descansar as pernas ao invés de dançar e conhecer novos amigos.

O Club James, inclusive, foi o local selecionado para a festa de 27 anos da estrela do POP, Rihanna.

Mas não é só a vida noturna que agita o Club James. Um dos grandes sonhos de Goldstein era ter uma quadra de tênis para se exercitar e se divertir com seus convidados.

Construída na parte de cima da residência, a quadra recebeu o apelido de “quadra de tênis infinita”, por contar com apenas um pequeno parapeito de vidro, que dá a impressão da quadra não ter fim. Desta maneira, o chão se mistura com a maravilhosa vista da cidade de Los Angeles ao fundo.