ONU aprova cessar-fogo imediato em Gaza

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (25), pela primeira vez, uma resolução pedindo um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

O documento contou com 14 votos favoráveis e a abstenção dos Estados Unidos.

O texto solicita “um cessar-fogo imediato para o Ramadã, respeitado por todas as partes, que leve a um cessar-fogo duradouro e sustentável e à libertação imediata e incondicional de todos os reféns, bem como a garantia de acesso humanitário para atender às suas necessidades médicas e humanitárias”.

O Ramadã, mês sagrado do Islã, começou no último dia 10 de março.

O uso do termo “duradouro” chegou a ser contestado pela Rússia, que propôs uma emenda para substituí-lo por “permanente”. O embaixador Vasily Nebenzya argumentou que a palavra “enfraquece o texto e deixa espaço para interpretações, permitindo a Israel retomar as operações militares a qualquer momento”.

Apesar de a ideia ter sido derrubada, a Rússia ainda assim votou a favor da resolução. A aprovação foi seguida de longos aplausos.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, celebrou a medida: “O Conselho de Segurança da ONU acabou de aprovar uma resolução muito esperada sobre Gaza, pedindo um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns. Esta resolução deve ser implementada, um fracasso seria imperdoável”.

Os votos favoráveis foram dados por Rússia, China, França, Reino Unido, Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça.

Na última sexta-feira (22) o colegiado havia vetado uma proposta de resolução dos Estados Unidos. O impedimento partiu de Rússia e China, que são membros permanentes do Conselho e têm poder de veto. No entanto, foi convocada a reunião de emergência que culminou na aprovação desta segunda-feira.

A resolução aprovada marca uma mudança de posição americana, já que o país havia vetado cinco propostas precedentes que citavam o fim do conflito.

“Devemos fazer pressão sobre o Hamas, o cessar-fogo pode começar imediatamente com a soltura do primeiro refém, e este é o único percurso”, disse a embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

Após a abstenção, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cancelou o envio de uma delegação de alto nível a Washington para debater a incursão do país a Rafah, na Faixa de Gaza, plano amplamente contestado pela comunidade internacional.

(ANSA).