Brasília assume a 3ª posição em número de franquias e tempera o crescimento com mais um Frango no Pote

Redes de franquias nascidas no Distrito Federal alcançam liderança em todo o território e já ensaiam expansão nacional

Brasília ficou em 3º lugar em números absolutos de operações no país, atrás das metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro. 

A capital federal também figura entre os municípios que mais cresceram no Brasil, em 4º lugar. Os dados constam do Ranking das 30 maiores cidades que mais cresceram por operações no primeiro semestre de 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esses números foram fortalecidos ao longo dos anos e da recuperação econômica.

O desempenho do setor  de franquias em 2023 comprova isso. As expectativas para o ano foram alcançadas, registrando um faturamento total de R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022.

Entre os destaques, o segmento com melhor desempenho foi o de Alimentação – Food Service, com evolução de 17,9%, beneficiada pela forte retomada da vida social da população, das vendas por delivery, e da alta do tíquete médio. 

A rede de franquias Frango no Pote, que continua seu plano de expansão e já marca presença em 17 estados do país, reafirma esse movimento inaugurando mais uma unidade em sua terra natal, o DF.

Os sócios à frente da nova unidade são a Anna Carolina, de 31 anos, advogada, e seu irmão, João Capelletto, de 23 anos, nutricionista. Os dois são irmãos e se uniram no mundo dos negócios como propósito de vida e sede por empreender.

Conheceram a rede de franquias através do uso do delivery, que cresceu exponencialmente após a pandemia.  “O uso do delivery em meio ao conforto de casa nos permite conhecer diferentes produtos e redes de franquias. Nossa frequência no consumo de um determinado produto se dá pela qualidade, frescor, sabor e aparência. Com a recorrência, conseguimos afirmar se o produto vale mesmo ou não”, avalia a nova franqueada.

Com isso, mais do que consumir, decidiram investir no ramo em destaque no setor de franquias, certos de que o sucesso da unidade será certeiro. “Nosso objetivo a curto prazo é expandirmos ainda mais a marca, abrindo novas unidades e contribuindo para que o público da cidade conheça cada vez mais produtos diferentes do comum”, ressalta João.

O Frango no Pote é o retrato da expansão fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro. A empresa surgiu da parceria entre pai e filho e o desejo de montar um negócio para atrair e impactar o paladar do brasileiro. “Montamos o negócio para ser algo totalmente ligado à cultura do Brasil. Temperos escolhidos a dedo para um resultado suculento, crocante e marcante”, afirma o CEO da rede, Carlos Nepomuceno Júnior.

Os franqueados sentem o poder que o sistema de franquias desenvolveu nos últimos anos.”Brasília mudou muito após a expansão de lojas e redes. Quem conhece a região sabe que o sistema setorizado daqui dificultava essa acessibilidade aos centros de consumo. Tudo ficava concentrado em lugares específicos e precisávamos nos deslocar para encontrar restaurantes e lojas para consumir.  Com esse mercado, há todo tipo de loja em várias regiões e isso facilita a vida de quem empreende e quem consome”, reiteram.

A nova unidade fica no Shopping Plaza Norte, Asa Norte, EQN 110/111. O horário de atendimento acompanha o funcionamento do shopping das 10:00 às 22:00, aberto todos os dias. O restaurante utiliza-se serviço de delivery pelo aplicativo iFood e consegue atender toda a região.

Sobre o Frango no Pote

Há 11 anos nasceu o Frango no Pote, com o propósito de oferecer o famoso frango frito americano com um toque 100% brasileiro. 

Ideia que surgiu durante uma viagem aos Estados Unidos e consolidou-se no Brasil, na  capital federal, pai e filho desenvolveram o autêntico frango no pote, com uma receita de sucesso, marcando o início de uma jornada de negócios.

Possui mais de 65 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil, conta com um cardápio variado como Potes, Sanduíches, Refeições, além dos molhos diversificados disponíveis.

No Varejo & E-Commerce, o CEO da marca, Carlos Nepomuceno Júnior foi destaque pelo exponencial crescimento da marca Frango no Pote tanto no DF quanto no Brasil e entrou na lista Forbes Under 30 em 2024.