Exossomos: a nova revolução para o rejuvenescimento da pele

O tratamento com exossomos está iniciando a próxima revolução quando o assunto é rejuvenescimento da pele e crescimento capilar

O espaço estético é amplamente definido por injetáveis, lasers e tratamentos tópicos. Nesse sentido, botox, preenchimento e lasers IPL (Luz Pulsada Intensa) são comumente citados quando o assunto é cuidados com a pele. E são primorosos. Mas existe um outro lado da estética que abrange uma abordagem completamente inversa. E é neste particular que os Exossomos se destacam. 

“Novos tratamentos como o Exossomos buscam aproveitar o poder da nossa própria regeneração celular em nosso benefício”, diz o médico dermatologista, Dr. Erasmo Tokarski. “Eles buscam estimular nossas células para que elas sejam capazes de se regenerar.” Algo revolucionário até aqui. 

Tão revolucionário que os exossomos viraram o novo nome badalado na busca pela fonte da juventude. E mesmo que eles tenham sido descobertos há quase quatro décadas, só recentemente sua existência se infiltrou nas conversas sobre beleza e bem estar. Hoje, dermatologistas em todo o mundo discutem o potencial dos exossomos para estimular o colágeno e a elastina na pele, ou até frear a queda capilar. 

Tratamentos com Exossomos viram aposta do mercado estético

Conheça o Tratamento com Exossomos na Clínica Dr. Erasmo Tokarski

Ok, mas o que são os Exossomos?

Tudo começa com uma célula-tronco, que pode se desenvolver em diferentes tipos de células que servem a inúmeros propósitos. Nessa célula-tronco há uma vesícula chamada exossomo. Eles carregam uma carga de moléculas, como proteínas, lipídios e mRNA, o que os torna portadores de informações capazes de ajudar as células a se comunicarem. Eles têm o poder de enviar um sinal forte de uma célula para outra, dizendo aos receptores para produzir mais colágeno, aumentar a elastina, crescer o cabelo, curar mais rápido, entre outros benefícios.

Os Exossomos têm benefícios para a pele?  

Como os exossomos têm propriedades regenerativas, eles podem ajudar a estimular o crescimento de novo colágeno e elastina em células envelhecidas que estão desacelerando. 

“Colagénio e elastina são duas proteínas que são essenciais para manter a estrutura e a elasticidade da pele. À medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos dessas proteínas, levando à formação de rugas e flacidez da pele”, explica o médico dermatologista Erasmo Tokarski

“Os exossomos podem ser potencialmente úteis devido à sua capacidade de promover a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos que ajuda a alimentar nutrientes para suas células), aumentando a produção de colágeno e melhorando a capacidade regenerativa do tecido.”

Conheça o Tratamento com Exossomos na Clínica Dr. Erasmo Tokarski

Os Exossomos têm benefícios para o cabelo?  

Ao lidar com a perda de cabelo, os pacientes historicamente tiveram poucas opções. Mas agora os exossomos podem ser outra opção de tratamento eficaz. “Os exossomos podem tomar folículos pilosos em repouso e convertê-los em fase de crescimento, aumentando assim o número de pêlos visíveis e também o seu diâmetro”, diz o Dr. Erasmo Tokarski.  “Com isso, os exossomos podem melhorar tremendamente a regeneração do cabelo.”  

Qualquer pessoa pode fazer tratamento com Exossomos?

“Como os exossomas rejuvenescem a pele, qualquer pessoa que procure uma pele saudável e radiante é um bom candidato”, diz o Dr. Erasmo Tokarski. Trata-se de uma ótima terapia para alguém que procura melhorar o tom de pele desigual, linhas finas e rugas. Pode também ser usado em homens e mulheres para natureza preventiva ou terapêutica. “Para qualquer pessoa com problemas de pele ou com perda de cabelo, a terapia com exossoma pode ser uma excelente opção.”

Conheça o Tratamento com Exossomos na Clínica Dr. Erasmo Tokarski