Estética íntima feminina: a novidade nos cuidados pessoais da mulher

Além da estética, os procedimentos íntimos da dermatologia tratam problemas como incontinência urinária e elasticidade

Depois do boom na procura por procedimentos íntimos – o Brasil é o campeão mundial na técnica para redução dos pequenos lábios vaginais – métodos vindos da dermatologia são cada vez mais procurados por mulheres preocupadas com a estética e/ou funcionalidade da região íntima.

“O corpo feminino passa por grandes mudanças ao longo dos anos. Para se sentir bem consigo mesma é importante reconhecer a beleza de cada idade e cuidar muito bem da saúde, em seus variados aspectos. Principalmente após a gravidez e a menopausa, muitas mulheres enfrentam incontinência urinária, flacidez, secura e redução de sensibilidade na região genital, entre outros problemas íntimos. Mas é comum esses sintomas serem negligenciados e acabarem afetando significativamente a qualidade de vida”, diz o dermatologista brasiliense Dr. Erasmo Tokarski.

“As mulheres estão cada vez mais exigentes quando o assunto é saúde íntima e procuram constantemente formas de ficarem bem consigo mesmas. Diante dessa busca, novas tecnologias passaram a surgir e atender os desejos cada vez mais detalhados dessas mulheres”, acredita o dermatologista brasiliense Dr. Erasmo Tokarski.

E nem tudo é apenas sobre a estética íntima, os tratamentos vão além. Segundo Tokarski, estão na mira dos novos procedimentos a tonificação, incontinência urinária e elasticidade. “Sim, existe o aspecto estético na busca por procedimentos íntimos, mas existe, em larga escala, a busca por aspectos ligados à saúde”, argumenta o Dr. Erasmo Tokarski. 

Estética íntima  

Mesmo que não exista um padrão da “parte íntima perfeita”, muitas mulheres se sentem insatisfeitas com a aparência ou elasticidade de suas regiões íntimas. As queixas mais comuns são: flacidez, rugosidade, aparência escura do local e até mesmo falta de elasticidade e lubrificação. Esse último ponto acontece pois as fibras de colágeno se enfraquecem com o passar do passar dos anos.  

“A estética íntima vem ganhando bastante destaque entre o público feminino justamente por ajudar a resolver as questões aqui listadas. Mas, vem crescendo o número de mulheres que buscam no procedimento a devolução da autoestima e da melhora na vida sexual”, diz o Dr. Erasmo Tokarski. 

Tratamentos 

Felizmente, existem tratamentos simples que podem melhorar essas condições, além de auxiliar a combater infecções recorrentes. Existem excelentes tecnologias indicadas para tratar esses problemas, uma delas é o laser de CO2 fracionado e, o outro, é um equipamento de campo eletromagnético focado de alta intensidade destinado ao estímulo da musculatura.
Eles renovam o tecido vulvovaginal, melhoram o tônus muscular, a lubrificação e a circulação sanguínea e ajudam a equilibrar o ph e a imunidade dessa área. Ambos os aparelhos são adaptados para a anatomia feminina e podem ser utilizados tanto externa quanto internamente.

“Com o tempo, a área íntima envelhece. Existem diversos tratamentos para esta área como depilação a laser, clareamento, melhora do excesso de pele, melhora da incontinência urinária, aumento de firmeza do canal vaginal e outras opções.

Mesmo que a tecnologia tenha evoluído ao ponto de oferecer soluções que antes eram complexas, não se trata de criar padrões de beleza intima, alerta Erasmo Tokarski. “É importante também ficar atenta em relação às promessas. Estamos falando de procedimentos médicos que pedem diagnósticos precisos, indicações adequadas e alertas sobre contraindicações”, finaliza.