Enem 2023: Redação aborda Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Professora Tanay Gonçalves da Plataforma Professor Ferretto comenta sobre o tema

O tema da redação do Enem de 2023 foi divulgado, e o assunto abordado é Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. A informação foi anunciada por Camilo Santana, Ministro da Educação, através das redes oficiais do Inep e do Ministério da Educação, logo após o início da prova. 

A prova teve início às 13h30 deste domingo (05), e teve um total de 3,9 milhões de inscritos de candidatos de todo o Brasil, a redação é uma das partes do exame que é mais aguardado pelos alunos, e novamente surpreendeu com o tema que trata da invisibilidade da mulher no Brasil. 

A professora de redação Tanay Gonçalves da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares –  comenta sobre a temática escolhida no exame e expõe seu ponto de vista. 

“O tema deste ano de 2023 é a cara do Enem, é um eixo de cunho social trabalhando com a invisibilidade da mulher, especificamente no trabalho de cuidado que é realizado por ela. A frase tema também é a cara do Enem que traz a palavra desafios para enfrentar essa invisibilidade. Então neste momento o candidato precisa pensar no núcleo do tema que é essa invisibilidade relacionado ao trabalho de cuidado e pensar que os desafios precisam ser questionados, então cabe ao candidato pensar por que existe a invisibilidade desse trabalho? O que faz com que essa invisibilidade continue existindo? Então ele vai apontar esses desafios ao longo do texto trazendo uma introdução que contextualize a temática de invisibilidade, denunciando os problemas que fazem com que essa invisibilidade se mantenha para poder chegar em uma conclusão onde ele traga caminhos para combater essa invisibilidade.” diz a docente. “Então é uma frase bem típica do exame, é uma frase que orienta com tranquilidade quem vai fazer a redação, e é claro que precisamos também aguardar a coletânea que certamente vai dar mais orientação para o entendimento dessa invisibilidade do trabalho.” acrescenta

Para Tanay, este é um tema que carrega um grande conteúdo “O repertório histórico de análise da construção social da mulher é muito importante, tendo em vista que historicamente existe essa ideia de uma mulher moldada para o trabalho doméstico. Uma mulher que teve esses anos de dificuldade para uma entrada numa universidade, numa escola, num processo de alfabetização e no mercado de trabalho. E aí a naturalização desse trabalho que faz com que exista principalmente essa invisibilidade, essa falta de reconhecimento dessa prática, desse cuidado comum no trabalho. Então é uma temática divertente totalmente social, também com possibilidade histórica. Até porque a pesquisa PNAD 2019 traz que as mulheres possuem um papel de destaque nos afazeres domésticos” finaliza. 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a mais de 15.000 questões respondidas em vídeo para o estudante treinar, simulados online, correção de redação, resumos gráficos, apostilas e um total de 11 dos melhores professores da internet nas principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar e criar o cursinho online com o melhor custo-benefício do Brasil.