Nutricionista Ana Bauer Rocha dá dicas sobre alimentação para enfrentar o calor

Para manter a saúde em dia, a nutricionista Ana Bauer Rocha, da One Saúde Integrada, recomenda muita água e alimentos naturais, como frutas e saladas de folhas

O calor forte de Brasília requer cuidados especiais com a saúde, como uma alimentação adequada e a ingestão de muito líquido – mas não vale sucos e refrigerantes. A nutricionista Ana Bauer Rocha, da clínica One Saúde Integrada, dá dicas importantes para manter o corpo saudável em meio as altas temperaturas que estão fazendo os brasilienses sofrerem.

“O principal comportamento para os dias de calor é manter uma boa hidratação, considerando que nosso corpo não produz água e que se estiver desidratado, não utiliza adequadamente as vitaminas, minerais, glicose e oxigênio, imprescindíveis para a manutenção da saúde celular”, destacou Ana Bauer Rocha. 

Ela ressaltou que devemos ingerir, em média, 2 litros de água por dia, mas a quantidade exata varia de pessoa para pessoa. A nutricionista alerta que o melhor meio de hidratação é mesmo a água, já que refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados trazem componentes que prejudicam a real utilização da água. 

Ana Bauer Rocha dá dicas para enfrentar o calor com saúde

Alimentos naturais

Com relação à alimentação, Ana Bauer disse que devemos priorizar os alimentos naturais, que são ricos em água, micronutrientes e compostos bioativos. Entre eles, frutas como melancia, melão, abacaxi, assim como saladas de folhas e água de coco, de preferência natural. 

Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados no clima quente, principalmente aqueles que contêm muito sal (cloreto de sódio), ingrediente que faz o corpo reter água, levando ao inchaço.

“É importante lembrar que devemos evitar não só o sal de adição das preparações, mas todos os alimentos industrializados, como nuggets, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos e refrigerantes, que são compostos por grande quantidade de sódio”, explicou. 

Ana Bauer Rocha, nutricionista e sócia da clínica One Saúde Integrada

Continue por dentro desse tema. Converse com a profissional.

Instagram: @anabauer
Site: onesaudeintegrada.com.br