Rolex tem nova aposta na indústria de luxo: relógios de titânio

Marca de luxo suíça está finalmente vendo algo que outras do setor já acreditavam: as propriedades do metal o tornam ideal para relojoaria

Nos últimos anos, os relógios esportivos ficaram na moda: pêndulos elegantes de aço e ouro que dão peso a cada movimento do pulso. Para muitos, era uma medalha de honra carregar algo tão pesado – como se usar um relógio mais leve demonstrasse falta de responsabilidade.

Este ano, a “Watches and Wonders”, realizada em Genebra, na Suíça, trouxe opções mais leves para o menu. Relógios esportivos de titânio apareceram entre as ofertas da feira de alta relojoaria mais importante do ano, com produtos da Rolex, Oris, Grand Seiko, Chopard, Ulysse Nardin, Hublot, Zenith e outras marcas.

O Yacht-Master de US$ 14.050 da Rolex ganhou as atenções. É o segundo relógio totalmente em titânio da marca, após a estreia do Deepsea Challenge no outono do hemisfério norte do ano passado. Por ser tão leve, o titânio deve ser um ajuste natural para um relógio como o Yacht-Master, que se destina a ser usado para esportes.

“É um relógio de navegação. O titânio, sendo tão durável quanto é, o torna bastante atraente para um relógio esportivo“, diz Max Traber, especialista em relógios da Bonhams.

O material é hipoalergênico e possui alta resistência à tração. “É muito mais resistente do que qualquer outro metal. E quando você está fazendo uma atividade em que levanta os braços para puxar cordas e içar a vela mestra, por exemplo, é bom ter algo que não seja tão pesado no pulso.”

Nas apresentações do Yacht-Master, os jornalistas comentaram como o relógio era extraordinariamente delicado — com 100 gramas, seria cerca de 50% mais pesado se tivesse sido feito com a liga de aço Oystersteel padrão da Rolex. A Rolex chama sua liga de titânio de grau 5 de “titânio RLX”.

Outros lançamentos

Na feira, a suíça Oris também apresentou a nova versão verde de seu ProPilot X de titânio, chamada de “Kermit” — em parceria com o personagem do programa “The Muppet Show”. A Oris licenciou o direito de usar a imagem do sapo, no espaço de data do relógio.

“É uma colaboração oficial com os Muppets, e não há realmente nada que relacione este relógio com o que os entusiastas chamam de Kermit da Rolex”, disse Rolf Studer, co-CEO da Oris. “Saber que há um relógio sendo chamado assim por entusiastas só aumenta a profundidade da história.”

O Oris Kermit é vendido por US$ 4.600 e faz parte de toda uma coleção de ProPilot X com mostradores coloridos e variados que estreou em 2022 — tudo em titânio.

Destaque ainda para a Zenith, que está oferecendo uma nova versão de seu Defy Revival com uma caixa de titânio microjateado e pulseira estilo Gay Frères, a primeira vez que é feita uma pulseira em titânio. A versão mais discreta do relógio retrô é chamada de “Shadow” e não será uma edição limitada, afirmou a Zenith.

A Grand Seiko, uma resposta do Japão ao Rolex, apresentou seu primeiro movimento de cronógrafo mecânico na feira, o “9SC5 Tentagraph” de 6.000 batidas por hora. Também está alojado em titânio, um metal que a marca sofisticada usa há muito tempo, inclusive em seu principal relógio Snowflake.