Mercado imobiliário brasiliense cresceu forte na pandemia

Com forte alta, mercado imobiliário do Distrito Federal se superou em comparação com o mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia. Os dados são da pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV), uma iniciativa do setor construtivo e imobiliário, levantada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no DF (Sinduscon-DF) e pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF), em parceria com o Sebrae-DF.

Para se ter ideia, Brasília fechou a primeira parte do ano com 8,1%, contra 7,6% de 2019. O mês com o melhor desempenho foi o de março, com 10,1%. Em seguida vem fevereiro — 9,0%. A pior taxa registrada foi em janeiro — 5,2%.

Segundo o Sinduscon-DF, com esses dados é possível criar um panorama do mercado imobiliário, identificando tendências no comportamento dos preços praticados, tipologias das unidades residenciais e características, destacadas por região, apontando a velocidade de absorção dos imóveis na cidade.

As Regiões do DF que mais venderam imóveis nos períodos analisados foram Noroeste e Samambaia, seguidas de Águas Claras.