Projetos oferecem 455 vagas gratuitas em cursos profissionais no DF

Objetivo é capacitar jovens para entrar no mercado de trabalho. Veja como se inscrever.

Jovens do Distrito Federal interessados em desenvolver uma habilidade profissional para entrar no mercado de trabalho podem se inscrever em cursos gratuitos de empreendedorismo, games e qualificação profissional. Ao todo, são 455 vagas e as aulas, que começam em setembro, ocorrem em várias regiões de Brasília (saiba mais abaixo).

Qualificação profissional

Curso profissionalizante ensina corte e costura — Foto: Foto: Sebrae Aqui
Curso profissionalizante ensina corte e costura — Foto: Foto: Sebrae Aqui


O projeto “Qualificação Profissional e Empreendimentos Sociais Barba Na Rua” oferece 80 vagas nos cursos de corte e costura, fábrica de chinelos, fábrica de brindes e conserto de smartphone. As inscrições devem ser realizadas pelo portal da Secretaria de Trabalho do DF até a próxima sexta-feira (2).

Para participar das oficinas, o candidato deve ser beneficiário do seguro desemprego, desempregado ou trabalhador informal. Precisa ter mais do que 18 anos e, preferencialmente, morar nas regiões de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

As aulas estão previstas para começar no dia 12 de setembro e acontecem no Sol Nascente e em Samambaia Norte. Confira cursos, vagas e locais das aulas:

Corte e costura

  • Vagas: 20 vagas (10 pessoas em cada turma)
  • Aulas: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 18h às 22h
  • Carga horária: 80 horas
  • Local: Instituto Mãos Solidárias
  • Endereço: Chácara 81 – Conjunto A – lotes 21 a 26, salas 103 a 107 – Sol Nascente

Fábrica de brindes

  • Vagas: 20 vagas (10 pessoas em cada turma)
  • Aulas: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
  • Carga horária: 80 horas
  • Local: Instituto do Bem
  • Endereço: QN 209 – Conjunto 2 – loja 32 – Samambaia Norte

Fábrica de chinelos

  • Vagas: 20 vagas (10 em cada turma)
  • Aulas: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
  • Carga horária: 80 horas
  • Local: Instituto do Bem
  • Endereço: QN 209 – Conjunto 2 – loja 32 – Samambaia Norte

Conserto de smartphone

  • Vagas: 20 vagas (10 em cada turma)
  • Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h50 às 15h50 e das 16h às 18h
  • Carga horária: 80 horas
  • Local: Instituto Mãos Solidárias
  • Endereço: Chácara 81 – Conjunto A – lotes 21 a 26, salas 103 a 107 – Sol Nascente

Como se inscrever?

Ao preencher o formulário eletrônico aqui, o candidato está automaticamente pré-matriculado no curso selecionado, considerando as vagas e a ordem cronológica de inscrição.

A Secretaria de Trabalho disponibiliza uma equipe para auxiliar os interessados até sexta-feira (2), das 14h às 19h, no Instituto do Bem (Samambaia Norte) e no Instituto Mãos Solidárias (Sol Nascente).

O resultado e a convocação dos selecionados será divulgada no site da Setrab, a partir do dia 6 de setembro. Os candidatos convocados devem comparecer ao Instituto do Bem ou ao Instituto Mãos Solidárias, no período de 8 a 10 de setembro, de quinta-feira a sábado, das 14h às 19h.

Para mais informações, o candidato pode contatar a Secretaria do Trabalho do DF pelo telefone ou WhatsApp: (61) 98279-0085.

DJ, fotografia e redes sociais

Empreendedora — Foto: Shutterstock
Empreendedora — Foto: Shutterstock

Para incentivar o empreendedorismo e os Microempreendedores Individuais (MEIs), na região do Recanto das Emas, o programa Empreender Criativo oferece cursos gratuitos profissionalizantes de fotografia, DJ e informática em redes sociais.

São 225 vagas, sendo 100 para o curso de informática em redes sociais, 100 para o curso de fotografia e 25 para o curso de DJ. As inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro.

O projeto conta com duas turmas no período matutino e uma no vespertino. Pela manhã, das 8h às 12h, há as turmas de informática em redes sociais (50 alunos), fotografia (50 alunos) e DJ (25 alunos).

Já no período da tarde, são duas turmas de informática em redes sociais, cada uma com 50 vagas, que acontecem das 14h às 18h. Todos os cursos têm a carga horária de 40 horas.

No curso de informática em redes sociais, as aulas são baseadas em conteúdos como o conceito básico de redes sociais, marketing e benefícios para as marcas, por exemplo. No de fotografia, os alunos terão aulas de luz e imagem, técnica, diferentes tipos de fotografia e mercado de trabalho, entre outras.

Já na programação do curso de DJ, elementos como apresentação e construção da bateria, estrutura de música eletrônica, efeitos, mixagem e equalização básica estão previstos no programa.

Games

Desenvolvimento de games — Foto: adobe stock
Desenvolvimento de games — Foto: adobe stock

O projeto Cultura Digital oferece 150 vagas em três cursos profissionalizantes, e gratuitos, nas áreas de E-sports, Animação Digital e Desenvolvimento de Jogos. Os cursos têm carga horária de 120 h e acontecem no Estacionamento da Administração Regional da Ceilândia, de 12 de setembro a 24 de outubro.

As inscrições vão até o dia 6 de setembro e devem ser feitas pela internet, pelos links de cada curso: E-sportsAnimação Digital e Desenvolvimento de Jogos. Depois de se inscrever, o candidato recebe um e-mail com a confirmação para o início das aulas.

O curso profissionalizante em E-sports é ministrado no período matutino, das 8h às 12h, enquanto o de Animação Digital ocorre no período vespertino, das 14h às 18h. Já o de Desenvolvimento de jogos acontece no turno noturno, das 18h30 às 22h30.

O curso de E-sports tem aulas baseadas em Cultura dos Jogos, Jogos Competitivos, Monetização, Mentalidade, Estratégica, entre outras temáticas.

Para o curso de Animação Digital, Introdução ao Audiovisual, Pixel Art e Animação 3D são algumas das disciplinas. Já nas aulas de Desenvolvimento de Jogos, os destaques são Modelagem de Personagens, Marketing e Plano de Negócios e Realidade Aumentada e Virtual.