Brasileira presa na Tailândia se diz culpada e pode tentar perdão com rei

Mary Hellen recebeu pena de mais de 7 anos, que pode aumentar por não pagamento de multa, por tráfico de drogas

Mary Hellen Coelho Silva, brasileira de 22 anos que está presa na Tailândia por tráfico de drogas, se declarou culpada pelo crime em julgamento realizado no país em maio deste ano, informa o jornal O Globo nesta quarta-feira, 15.

A brasileira recebeu uma pena de 7 anos e 6 meses de prisão, que pode aumentar até 11 anos caso não seja pago a multa de 750.000 Baht (cerca de R$ 100 mil) imposta pela justiça tailandesa.

Perdão ao rei

Ainda segundo a reportagem do jornal, Mary Hellen pode tentar reduzir sua pena no país. Há duas formas: trabalhando dentro da prisão ou pedir perdão para o rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, no trono desde 2019.

O perdão pode ser solicitado após cumprimento de 1/3 de toda a pena.

Esse tipo de indulto só é concedido em duas datas específicas: no aniversário do rei, celebrado em 28 de julho, e no Dia dos Pais, que no país asiático é comemorado em 5 de dezembro.

Carta à família

Presa desde fevereiro após ser flagrada com uma mala com quilos de cocaína, junto com outro brasileiro, no aeroporto de Bangkok, Mary Hellen chegou a escrever uma carta para a família que vive em Pouso Alegre (MG).

De acordo com a revista Veja, no documento, Mary Hellen relata dificuldades para dormir por ficar pensando em seu processo na Tailândia. “Penso muito no meu caso. Não consigo dormir à noite porque me preocupo demais”, escreveu.

Em entrevista ao EPTV, afiliada da TV Globo, o advogado da família disse que a jovem entrou no país como ‘mula’, ou seja, não tinha conhecimento de que carregava drogas na bagagem.

No documento, Mary Hellen ainda envia beijos para a família, agradece toda a ajuda que está tendo no Brasil e cita que tem dois amigos no país a auxiliando. “Estou muito melhor agora. Espero ver vocês o mais rápido que for possível”, acrescentou à família.