A frota do Túnel de Taguatinga

Equipamentos pesados, utilizados em grandes obras como a da passagem subterrânea na região administrativa, permitem a realização das grandes construções com mais precisão e menor espaço de tempo

A frota que ajuda a construir o Túnel de Taguatinga é grande: dez caminhões caçamba, uma escavadeira hidráulica, um rolo pé de carneiro, um rolo chapa, um trator e duas bobcats. São maquinários dos mais diversos tamanhos e funções, todos fundamentais para viabilizar a maior obra viária urbana em construção no país de forma mais rápida e segura.

As máquinas e veículos utilizados em obras como a do Túnel de Taguatinga demonstram a constante evolução por que passa a engenharia civil, empregando equipamentos cada vez mais modernos e capazes de acelerar os diversos processos das construções | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

“A engenharia, assim como outras profissões, está sempre em evolução. Prova disso são as máquinas utilizadas nas obras, públicas ou privadas”, comenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “São peças fundamentais no processo de construção, escavação e pavimentação. Se não fosse pelo uso desses maquinários, nossas obras levariam muito mais tempo.”

Conheça as máquinas que mais são usadas no canteiro de obras do Túnel de Taguatinga:

– Rolo pé de carneiro: Serve para compactar solo argiloso. A vibração e as proeminências do cilindro fazem com que a coesão entre as partículas seja quebrada, o que favorece a evaporação da umidade do solo e permite uma compactação eficiente.

– Rolo chapa: É usado para a compactação de solos arenosos e granulares – seu movimento vibratório golpeia o solo várias vezes por segundo. Também serve para selar a brita antes de colocar o concreto, para fazer a laje de fundo.

– Bobcat: Também conhecido como minicarregadeira, é um veículo supercompacto equipado com pá-carregadeira na parte da frente. É usado para o transporte de materiais diversos, como ferramentas, equipamentos e garrafões de água.

– Trator: O veículo tem várias utilidades na construção civil. No Túnel de Taguatinga, é usado para transportar ao longo de quase um quilômetro o grande compressor usado na limpeza da obra.

– Caminhão caçamba: Transporta o material resultante da escavação e outros granéis sólidos, como brita, pó de pedra, pedra-de-mão. Por conta da sua traseira articulada, permite uma carga e descarga mais prática.

– Escavadeira hidráulica: Usada para cavar, retirar terra e carregar os caminhões. Seu sistema hidráulico, que bombeia óleo para os pistões do maquinário, garante maior potência na escavação.