Há risco de uma nova onda de covid-19? Veja o que dizem especialistas

O avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o país, atrelado à diminuição de internações e ao número de mortes, tem trazido um certo alívio para a comunidade médica e, principalmente, para a população.

No entanto, especialistas ouvidos por VivaBem chamam a atenção para o recente aumento do número de casos de covid-19 e alertam para um futuro ainda incerto. Para eles, algumas orientações básicas continuam sendo as mesmas, como manter o esquema de vacinação em dia e a higienização adequada. A seguir, veja quais são as perspectivas para os próximos meses.

Há risco de uma nova onda de covid-19?

Até o início desta semana, o país somava mais 10.606 novos casos conhecidos da doença e, por dois dias consecutivos, o indicador registrou uma tendência de alta.

“Nós estamos num contexto que estão flexibilizando as medidas de proteção e esquecendo da ameaça. É muito natural, infelizmente, que haja um aumento do número de novos casos”, diz Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

Mesmo assim, o infectologista, que também é professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), avalia que o que temos hoje, em termos de vacinação e medicamentos que estão surgindo, como o paxlovid, incorporado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, são o suficiente para conter a gravidade dos casos e evitar uma nova onda de covid-19.