Setor da Cachaça teme pela destruição de sua cadeia produtiva

“Consumo de cerveja é 20 vezes maior do que o consumo de Cachaça no Brasil (segundo estudo da KPMG). Uma tributação menor para cerveja baseada na argumentação de seu baixo teor alcoólico apenas impulsionaria o consumo de cerveja no Brasil”, afirma Carlos Lima, presidente do IBRAC. 

Entram na reta final as discussões sobre a isonomia tributária para o setor de bebidas alcoólicas. Nesta quarta-feira (3), o grupo de trabalho que analisa o PLP 68/2024, deve apresentar relatório que trata da regulamentação da Reforma Tributária, incluindo a aplicação do Imposto Seletivo para o setor de bebidas alcoólicas.

Para Carlos Lima, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, cujos associados (micro, pequenos, médios e grandes) são responsáveis por mais de 80% do volume de Cachaça comercializado, a expectativa é para a correção das atuais assimetrias existentes.

“O IBRAC apoia o texto enviado pelo Executivo e, considerando o sistema híbrido para o imposto seletivo aplicado às bebidas alcoólicas, defende alíquotas únicas e isonômicas para todas as bebidas alcoólicas, independentemente do seu teor alcoólico, permitindo a correção das atuais distorções que existem. Uma tributação menor para a cerveja, baseada na argumentação de seu baixo teor alcoólico, apenas impulsionaria o consumo deste líquido no Brasil, que é 20 vezes mais consumido que a Cachaça (segundo estudo da KPMG). O objetivo da instituição do Imposto Seletivo é exatamente o oposto: o de se evitar o consumo em excesso de alguns produtos”, explica.

“Além disso defendemos que, em um ambiente isonômico de tributação e com a correção das atuais assimetrias existentes, micro e pequenos produtores tenham tratamento diferenciado com uma alíquota reduzida do imposto ad valorem no sistema híbrido previsto no Projeto de Lei do Executivo”, enfatiza.

Desde a publicação da Medida Provisória 690/2015, a diferença entre a carga de IPI que incide sobre as bebidas destiladas e as fermentadas aumentou consideravelmente. Atualmente, as alíquotas para a cerveja e o para o vinho são de, respectivamente, 3,9% e 6,5%. Em contrapartida, a Cachaça e os demais destilados são tributados pelo IPI em 16,25% e 19,5%. 

Álcool é Álcool

Lima explica que aqueles que defendem alíquotas diferenciadas esquecem que o que deve ser considerada no consumo de bebidas alcoólicas é a quantidade de álcool puro consumida, que não tem correlação única com o teor alcoólico e, sim, com a quantidade da bebida alcoólica ingerida. Uma lata de cerveja de 350ml, uma taça de vinho de 150ml e uma dose de 40ml de destilado puro têm a mesma quantidade de álcool puro: aproximadamente 14 gramas.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão colegiado do SUS subordinado ao Ministério da Saúde, recomenda que o imposto seletivo não varie conforme o teor alcoólico das bebidas alcoólicas, tendo em vista que esta medida reduziria significativamente o impacto sobre a cerveja, responsável por 90% do consumo de álcool no País.

“A depender do resultado desta quarta-feira, caso mantidas as assimetrias, ao invés da redução do consumo nocivo de álcool veremos o deterioramento do setor da Cachaça, que é a única bebida genuinamente brasileira”, frisa Lima.

Relevância do setor

A cadeia produtiva da Cachaça é formada, majoritariamente, por micro e pequenos produtores em todo o território nacional. Além disso, emprega direta e indiretamente mais de 600 mil pessoas. Segundo o Anuário da Cachaça 2024, lançado na última semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2023 o Brasil ganhou mais de 1.400 marcas de Cachaça (um crescimento de 16% em relação a 2022), além de mais de 900 novos registros de produtos (crescimento de 18,5%) e 88 novas cachaçarias (crescimento de 7,8%). Com isso, o país passa a ter 10.526 marcas de Cachaça5.998 produtos e 1.217 cachaçarias registrados no MAPA.

A exportação da bebida brasileira, ainda segundo o Anuário, superou 20 milhões de dólares, um aumento de 0,7% no valor total das exportações, o maior montante da série histórica. A Cachaça tem como destino 76 países. Por ser um produto típico brasileiro, não há importação.

Sobre: O Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do segmento produtivo. Entre suas atuações estão a realização de ações de defesa de interesses do setor produtivo no Brasil e no exterior, ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, ao desenvolvimento econômico e sustentável do setor, ao combate ao mercado ilegal de bebidas e à concorrência desleal, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua indicação geográfica, em âmbito nacional e internacional.