Lula celebra 20 anos da Obmep no Rio de Janeiro e destaca poder de transformação social da matemática

Por O Brasiliense 

A educação pública brasileira viveu um dia de celebração e resgate histórico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na última segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Organizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição reuniu nesta chamada mais de 18,3 milhões de estudantes, alcançando a marca histórica de 99,9% dos municípios do país.

Em seu discurso, Lula relembrou o esforço de seus mandatos para combater o descaso estrutural com o ensino e defendeu o papel do Estado na universalização das oportunidades:

“A Olimpíada de Matemática, hoje, é um sucesso extraordinário. Quase 99% das prefeituras se inscrevem e quase 99% das escolas participam. O que nós queremos é que todos tenham um tratamento igual para disputar as melhores vagas em qualquer universidade deste país e aprender as melhores profissões.”

Distribuição de Medalhas e Hegemonia de São Paulo

Ao todo, a 20ª Obmep condecorou 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze, além de distribuir 51 mil menções honrosas. O mapeamento dos dados confirma a predominância de estudantes vindos da rede pública de ensino, que abocanharam 523 das 682 distinções máximas de ouro.

No ranking dos estados, São Paulo liderou isolado o quadro de medalhas de ouro, com 180 condecorações. O topo do ranking nacional ficou desenhado da seguinte forma:

Os estudantes da rede pública premiados garantem o direito de integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece mentorias avançadas de cálculo e uma bolsa de apoio financeiro mensal de R$ 300 custeada pelo CNPq.

✈️ Rumo a Tóquio e R$ 300 milhões para a Ciência

Durante a solenidade, a comitiva presidencial recebeu oficialmente os estudantes selecionados para representar o pavilhão brasileiro na Olimpíada Internacional de Matemática, marcada para ocorrer em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 570 mil para garantir as passagens e a estadia de 17 alunos do Cefet-RJ e sete do Colégio Pedro II.

Aproveitando o palanque educacional, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou um Termo de Execução Descentralizada (TED) liberando um chamamento público de R$ 300 milhões destinado a fundações estaduais de amparo à pesquisa, com foco na estruturação de um inédito Sistema Nacional de Popularização da Ciência.

Novidades para 2026: Olimpíada de Professores e Impa Tech no NE

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, aproveitou o encerramento dos protocolos para anunciar duas grandes frentes de expansão da instituição para 2026:

  • Foco nos Docentes: A criação da primeira Olimpíada de Matemática voltada exclusivamente para professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano), que já estreia com mais de 10 mil profissionais inscritos.
  • Expansão para o Nordeste: A descentralização do braço de graduação do instituto com a abertura de uma nova unidade do Impa Tech em Teresina (PI), prevista para iniciar as aulas em março de 2027. O modelo de faculdade gratuita da instituição reserva até 80% de suas vagas para medalhistas de torneios de conhecimento como a própria Obmep.