Imposto sobre veículos deve ter redução de 4,32%. No caso do imposto residencial, há aumento previsto de 3,62%.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (5), os valores que servirão de base para o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e para o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024.
Em relação ao IPVA, a estimativa é de que ocorra uma redução de 4,32%em relação aos automóveis. Por outro lado, o imposto a ser cobrado dos caminhões deve subir 0,8%. O projeto prevê ainda que, no caso de veículos de luxo, o aumento pode chegar a 800%, a depender do modelo do automóvel.
No caso do IPTU, há um aumento previsto de 3,62%. O Executivo calcula ainda que o índice de inadimplência deve ficar em 18%.
O projeto é do Executivo e foi aprovado em segundo turno pela Casa. Agora, o projeto volta ao governo para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Confira nos seguintes links as tabelas com os valores:
- IPVA: clique aqui
- IPTU: clique aqui
Calendários de pagamento
O pagamento do IPVA poderá ser feito em até seis parcelas ou em parcela única. As parcelas serão iguais e sucessivas, com valor que não poderá ser inferior a R$ 50.
Os pagamentos começam em 19 de fevereiro do ano que vem e variam de acordo com o final da placa de cada automóvel. Veja aqui o calendário completo.
Já o vencimento das parcelas do IPTU começa no dia 13 de maio e segue de acordo com o número da inscrição do imóvel. A dívida pode ser paga em cota única ou dividida em até seis vezes. Confira aqui o calendário completo.