Os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) terão ponto facultativo na próxima segunda-feira (29 de junho). O decreto oficial, assinado pela governadora Celina Leão (PP), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF). A medida foi tomada em virtude do confronto decisivo entre a Seleção Brasileira e o Japão, válido pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026.
O principal objetivo da estratégia governamental é atenuar o impacto no sistema viário da capital. Na última quarta-feira (24 de junho), a liberação dos funcionários públicos no meio da tarde provocou um verdadeiro nó no trânsito do Distrito Federal. Por volta das 16h, as principais vias de ligação e eixos estruturais registraram congestionamentos quilométricos e lentidão extrema, cenário que o Executivo local tenta evitar ao suspender o expediente regular.
Funcionamento da Saúde e Serviços Essenciais
Apesar do ponto facultativo para a máquina pública, o decreto estadual estabelece regras rígidas para que a população não fique desamparada nas áreas prioritárias de atendimento.
“As unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter escalas de modo a garantir a prestação ininterrupta dos serviços”, determina o texto do decreto assinado pela governadora Celina Leão.
Com a publicação do documento, os órgãos públicos voltam ao funcionamento normal e atendimento ao público na terça-feira (30 de junho), seguindo os horários convencionais de cada repartição.