Empresas brasilienses no mercado global

Exporta DF é uma iniciativa da Fibra-DF para a internacionalização de marcas da capital

Micro e pequenos empreendedores do Distrito Federal terão chance de ingressar no mercado global. O Exporta DF, programa lançado recentemente pela Federação das Indústrias do DF (Fibra-DF) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), busca simplificar esse processo, oferecendo capacitação e auxílio com burocracias alfandegárias.

Uma pesquisa da CIN-DF revela que mais de 70% das empresas locais não exportam, mas cerca de 65% delas têm interesse em explorar o mercado internacional. A falta de conhecimento em processos aduaneiros e burocráticos é apontada como principal obstáculo para essas empresas.

“O Exporta DF foi criado para preencher essas lacunas. No ciclo de 2024, focaremos no setor de moda e vestuário, visando também apoiar lideranças femininas”, disse Viviane Brunelly, gerente do CIN-DF. A internacionalização é vista como um impulsionador do desenvolvimento econômico local e da competitividade empresarial.

O Exporta DF é fruto da parceria entre a Fibra, a ApexBrasil, o Sebrae-DF, o BRB, a UCB, a Secretaria de Relações Internacionais do DF, os Correios e a CNI, com apoio do Sindiveste-DF. O projeto visa trabalhar em três etapas principais: conhecimento sobre processos de exportação, adequação de produtos para o mercado internacional e conexão das empresas locais com o mercado global.