Alunos da Escolinha de Triathlon de Ceilândia (DF) vivem fim de semana inesquecível no IRONMAN 70.3 Brasília

A participação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Ceilândia (DF) no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Brasília, realizado nos dias 12 e 13 de abril, foi marcada por emoção, inspiração e pela certeza de que o esporte é capaz de transformar vidas. A convite da Unlimited Sports, organizadora do evento, e do Instituto Arjon, os pequenos atletas viveram um fim de semana de imersão completa em uma prova do triathlon de longa distância, ao lado de grandes nomes da modalidade e do padrinho e gestor do projeto, o triatleta olímpico Juraci Moreira.

A experiência começou antes mesmo da largada oficial, com uma ação simbólica e emocionante: os alunos escreveram cartinhas de motivação para os triatletas que adquiriram as Vagas de Caridade, modalidade de inscrição que destina parte da arrecadação a projetos esportivos sociais, como a própria Escolinha de Triathlon. As mensagens, entregues junto aos kits dos competidores, emocionaram muitos participantes e criaram conexões genuínas entre quem está iniciando no esporte e quem já percorre grandes distâncias. 

No sábado (12/04), os triatletinhas foram recebidos no IRONMAN Village, onde puderam circular pelos estandes de grandes marcas esportivas e, mais importante, participar da coletiva de imprensa oficial, que reuniu os principais triatletas profissionais do Brasil e do mundo. Ali, viveram a primeira oportunidade de ouvir de perto os ídolos que tanto admiram e, entenderam também, que também podem chegar lá em um futuro próximo.

No domingo (13/04), a emoção tomou conta. As crianças acompanharam de perto cada etapa da prova e tiveram um papel especial ao final, que foi o de recepcionar os campeões no pórtico de chegada, com toques de mão, gritos de incentivo e olhares carregados de admiração. E foi dessa forma que nossos triatletinhas celebraram as grandes vitórias dos brasileiros Miguel Hidalgo, que levou a prova masculina com o tempo de 3h31min43s, e Djenyfer Arnold, campeã entre as mulheres com 4h01min33s, ambos com uma das melhores marcas do mundo em suas categorias. Durante a programação, o gestor e padrinho da Escolinha, Juraci Moreira, também recebeu oficialmente o apoio financeiro da ação, em nome de Carlos Galvão, do IRONMAN Brasil e de João Guilherme Porto, representante do Instituto Arjon.

“Foi incrível o que nossos alunos de Ceilândia viveram nesse fim de semana. Vê-los caminhando entre grandes nomes do triathlon, escrevendo cartas de apoio, sendo abraçados por atletas que eles só conheciam pela televisão, e ainda recebendo tanto carinho da organização e do público… Isso mostra que nosso trabalho está no caminho certo. Agradeço profundamente à Unlimited Sports, ao Instituto Arjon e a todos que contribuíram com materiais esportivos e doações financeiras. Isso não é só apoio, é esperança. É uma chance real de formar não apenas campeões no esporte, mas principalmente na vida”, comenta o gestor e padrinho três vezes olímpico, Juraci Moreira.

Mais do que uma participação simbólica, a presença da sede de Ceilândia no IRONMAN 70.3 Brasília foi um convite à reflexão: quando crianças de periferias podem tocar as mãos de campeões, elas passam a acreditar que também podem vencer. O brilho nos olhos, os sorrisos largos e o entusiasmo contagiante dos triatletinhas mostraram que o triathlon é mais do que um esporte, é um caminho de transformação, disciplina, pertencimento e esperança.

Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões

“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1940 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.


Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.

O núcleo Ceilândia (DF) atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.


A Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Distrito Federal tem execução da Associação ESCO.T e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores são Instituto +Brasal e Brasal, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal.