Conheça o novo Ferrari Purosangue, primeiro SUV da marca italiana

Até a marca italiana mais mítica se rendeu à moda dos SUVs

O Ferrari Purosangue, o primeiro SUV da lendária marca italiana, agora está disponível. Este lançamento marca uma mudança significativa na abordagem da Ferrari em relação aos tipos de veículos produzidos. Em novembro de 2023, a Via Itália, representante oficial da Ferrari no Brasil, anunciou a chegada deste SUV, que já possui uma fila de espera global de dois anos.

Após anos de especulação, o Ferrari Purosangue foi finalmente revelado na Itália em 2022. Este movimento da Ferrari para entrar no mercado de SUVs foi amplamente discutido, especialmente após o lançamento bem-sucedido do Urus pela sua rival, a Lamborghini, em 2017. A adesão da Porsche a esta tendência já havia sido observada em 2002, consolidando ainda mais a popularidade dos SUVs entre as marcas europeias de alto desempenho.

Foram vinte anos até essa audácia, uma verdadeira mina de riquezas. Contudo, na Ferrari, tudo é excepcionalmente exclusivo. O Purosangue não se enquadra exatamente na categoria de SUVs, como o Porsche Cayenne, mas é mais um crossover – uma fusão entre um cupê de quatro portas e as características de um veículo utilitário esportivo.

Um outro paradigma foi quebrado com este lançamento: é o primeiro carro de quatro portas produzido pela marca italiana. Com essa iniciativa, a fabricante do Cavallino Rampante adentra um nicho de mercado que foi crucial para a recuperação financeira da Porsche duas décadas atrás, e que agora está cada vez mais ocupado por marcas de luxo e esportivas, incluindo a Rolls-Royce, a Bentley e em breve até a McLaren.

(Divulgação)

Apesar disso, a Ferrari não almeja transformar o Purosangue em um campeão de vendas. Pelo contrário, o SUV da marca será produzido em quantidades limitadas anualmente, justamente para manter sua exclusividade e distância dos concorrentes, como Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Aston Martin DBX 707.

A missão do Purosangue é muito mais complexa do que a desses outros modelos. Enquanto o Cayenne da Porsche foi projetado principalmente para gerar lucro, o Purosangue da Ferrari encara o dinheiro como uma consequência secundária. Ele aceitou participar do mercado de SUVs, reconhecendo que são veículos mais altos e, teoricamente, menos estáveis em curvas, mas sem comprometer os valores fundamentais da marca: dirigibilidade excepcional, potência extrema e exclusividade máxima.

Adquirir a supermáquina não se resume a ter 7 milhões de reais; o processo de seleção de clientes é muito mais complexo. Assim, mesmo que os puristas critiquem o design do Purosangue, é inegável sua legitimidade. O design incorpora características dos esportivos atuais da Ferrari, como o SF90, o Roma e o 288 GTB. Na frente, os faróis de LED se fundem às entradas de ar, enquanto as portas traseiras têm abertura invertida e maçanetas embutidas. O capô longo abriga um motor V12 tradicional, e na traseira, as lanternas de LED são conectadas por uma barra horizontal, um elemento visual que era comum em SUVs, mas agora é adotado até por carros populares.

O tamanho do SUV italiano é comparável ao do Porsche Cayenne, medindo 4,97 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,58 metro de altura. Seu porta-malas tem capacidade para 437 litros, e o veículo pode acomodar até quatro pessoas. Quem poderia imaginar que um Ferrari seria adequado para passeios em família? Mas o Purosangue é.

Internamente, apresenta um design minimalista e controles voltados para o motorista, incluindo um painel digital. Dado o foco do modelo na experiência de direção, a tela multimídia é posicionada de forma a ficar mais acessível ao passageiro, ao invés de centralizada como é comum na maioria dos carros. Essa escolha foi uma medida interessante para destacar o Purosangue da concorrência.

(Divulgação)

Sob o capô dianteiro, o Purosangue cumpre a reputação da Ferrari ao oferecer um conjunto que não decepciona nenhum entusiasta. Equipado com um poderoso motor 6.5 V12 aspirado, o SUV entrega impressionantes 725 cavalos de potência e 716 Newton-metros de torque. Não há tecnologia híbrida ou elétrica aqui, pelo menos por enquanto.

Acoplado ao motor está um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas, emprestado diretamente dos carros da Fórmula 1 da Ferrari. A tração nas quatro rodas é integral, com diversos modos de condução que ajustam eletronicamente a distribuição de potência para garantir o melhor desempenho possível.

Com esses atributos, o Purosangue apresenta números que rivalizam com os de um verdadeiro superesportivo. Segundo a montadora, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 310 km/h. Para efeito de comparação, esses números se aproximam dos do lendário Ferrari F40, que era mais rápido em velocidade máxima (320 km/h), embora um pouco mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h (3,9 segundos).

O modelo já está disponível para reserva na única concessionária da Ferrari no Brasil, localizada na cidade de São Paulo. O preço inicial é de 7,5 milhões de reais, mas pode variar consideravelmente devido às diversas opções de personalização disponíveis.

(Divulgação)

É possível escolher entre uma ampla variedade de opções para personalizar o Ferrari Purosangue, como diferentes tonalidades de pintura externa, materiais para o revestimento do painel e dos bancos, assim como a cor das costuras e detalhes de acabamento, além de uma seleção diversificada de rodas. Com tantas opções disponíveis, cada carro é praticamente único, permitindo uma personalização exclusiva conforme o gosto do cliente.

Além disso, é necessário ter um pouco de paciência para adquirir um Ferrari Purosangue no Brasil. Ao confirmarem a reserva deste SUV superesportivo, os futuros compradores não entram apenas na fila brasileira, mas sim em uma fila global de clientes, que atualmente tem uma espera de dois anos. Isso se deve ao fato da produção limitada do modelo e da alta demanda em vários países, especialmente no Oriente Médio e na Europa.