Estamos perto de um colapso ambiental?

Professor de Biologia Flávio Landim, da Plataforma Professor Ferretto destaca por que o planeta pode estar perto de uma crise ambiental

No dia 22 de abril, é celebrado mais um Dia do Planeta Terra, uma data que serve não apenas para celebrar a beleza e a diversidade do ambiente natural, mas também para refletir sobre os desafios que enfrentamos em sua preservação e conservação.

Segundo o relatório publicado pela BioScience, assinado por 15 mil cientistas de 161 países, o planeta Terra caminha para um colapso ambiental, “Durante anos, diversos profissionais da área da pesquisa ambiental já fazem esse alerta sobre como o planeta está super aquecido e que estamos cada vez mais perto de uma crise do meio ambiente” conta o Professor de Biologia Flávio Landim da Plataforma Professor Ferretto

“Estamos enfrentando uma série de desafios ambientais que ameaçam a estabilidade dos ecossistemas e, por consequência, a própria sobrevivência das espécies, desde plantas até mesmo espécies de animais, que podem ser extintas por conta do superaquecimento”, explica Landim.

Entre as causas desse possível futuro colapso estão o desmatamento desenfreado, a poluição atmosférica, as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases de efeito estufa e a perda acelerada de biodiversidade. “Esses problemas estão intrinsecamente interligados e exigem uma abordagem holística e colaborativa para serem enfrentados”, ressalta.

Um exemplo sobre a mudança que o planeta enfrenta são inundações, mudanças bruscas de temperatura, ciclones, etc “Nos últimos meses presenciamos fortes ondas de calor e fortes chuvas atingem parte do Brasil, isso pode estar ocorrendo por conta da crise ambiental que o planeta enfrenta” explica o docente. 
 
No entanto, o professor de Biologia também aponta que ainda há tempo para agir e reverter os danos causados ao meio ambiente. “A conscientização pública e a adoção de políticas ambientais mais rigorosas são passos essenciais nessa jornada de recuperação e preservação ambiental”, enfatiza o professor.
 
Neste Dia do Planeta Terra, é essencial que cada indivíduo reflita sobre o seu papel na proteção do meio ambiente e tome medidas concretas para reduzir seu impacto negativo “Cada pequena ação conta, e é através do compromisso coletivo que podemos garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras” finaliza Flávio Landim. 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 14 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.