DF tem menor índice de analfabetismo do país

Especialistas destacam que registro do DF não deve ser ‘cômodo’. Entre maiores percentuais do Brasil, Alagoas lidera com 14,2%

O Distrito Federal tem 1,7% da população com 15 anos de idade ou mais que não sabe ler nem escrever. Este é o menor registro de todo o país.O maior percentual é o de Alagoas, com 14,2% de analfabetos.

A porcentagem do DF representa 42 mil pessoas. De acordo com o levantamento, entre 2022 e 2023, houve queda de 1,9% para 1,7%. Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram publicados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Secretaria de Educação do DF, a redução é resultado de políticas públicas, inclusive o investimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que conta com 97 unidades, além do investimento na alfabetização das crianças na idade certa. 

Em 2022, a proporção de pessoas do DF com 25 anos ou mais que terminaram a educação básica obrigatória – ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio – alcançou 71,3%: o maior percentual do país.