Marketing orientado a dados: Stellantis aposta em Click to WhatsApp e tem 50% das vendas digitais realizadas no app

Com solução criada pela Meta, a companhia automotiva cresceu 45% o número de novos leads e com o Click Tracker, da Blip, acompanha os resultados e otimiza investimentos em mídia

Com o mundo cada vez mais conectado, a união da comunicação com o que há de mais sofisticado em tecnologia se tornou uma rica ferramenta para importantes avanços dentro das empresas. Esse é o caso do Click to WhatsApp (CTWA), recurso oferecido pela Meta e que já ganha força no Brasil. Por meio de uma publicidade em formato de anúncio, a solução atrai clientes para o WhatsApp de forma simples e assertiva. 

Como funciona: ao clicar em um anúncio veiculado em redes sociais como o Instagram e o Facebook, o consumidor é levado diretamente para o WhatsApp da marca anunciante em apenas um clique, e passa a ter uma conversa direta com a empresa, facilitando o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, compra e venda de algum produto ou mesmo um suporte ou atendimento personalizado.

Atenta a essa estratégia, a Stellantis Brasil, empresa do setor automobilístico que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras, procurou a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional que cria conversas e conecta experiências entre marcas e seus clientes nos principais aplicativos de mensagens e que também é provedora oficial de soluções da Meta, para avançar com a aplicação dessa tecnologia e aprimorar a comunicação com seus clientes.

Com o uso das campanhas de Click to WhatsApp integradas ao contato inteligente desenvolvido em parceria com a Blip, a empresa teve um crescimento de 45% na taxa de geração de leads. Além disso, o WhatsApp se tornou o principal canal da companhia para captura de novos leads. Hoje, 50% das vendas de carros da Stellantis Brasil feitas a partir de canais digitais são oriundas do app.

O resultado tem impacto direto com “Click Tracker”, ferramenta desenvolvida pela Blip. A ferramenta ajuda a entender de forma detalhada como está o anúncio do Click to WhatsApp da marca e otimiza os investimentos realizados em ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads, permitindo queempresas anunciantes rastreiem diversos dados dos anúncios, como cliques, impressões, alcance, CTR (taxa de cliques), número de conversas iniciadas no WhatsApp, entre outros. 

Quanto mais fácil for o acesso à empresa, mais os usuários estarão dispostos a interagir. Hoje em dia, não apenas as áreas de negócios ou tecnologia são orientadas a dados. O marketing ser data driven é uma realidade. “O Click To WhatsApp simplifica o processo de comunicação entre marcas e seus clientes, eliminando a necessidade de preencher formulários ou enviar e-mails, proporcionando uma experiência mais fluida e direta para ambas as partes. Já o Click Tracker, complementa a estratégia e com ele é possível obter diferentes métricas de resultados de uma campanha, conectando com outras ferramentas e alavancando os resultados para a marca. Juntas, as duas soluções se tornam um acelerador de resultados”, afirma Luiz Marcelo, Diretor da Unidade de Negócios de Auto, Retail e CPG na Blip.

Em 2020, quando a Stellantis passou a usar o Click to WhatsApp, o objetivo era gerar novas demandas e tornar seus leads mais engajados. Se tornou possível checar a disponibilidade de agendamento de test drive dos veículosconsultar a localização das concessionárias da região, acessar o catálogo com detalhes sobre o modelo do automóvel e contatar consultores de vendas.

“Desde o lançamento do nosso contato inteligente no WhatsApp, tivemos mais de 10 milhões mensagens trafegadas e mais de 2 milhões usuários interagindo conosco no canal. Somos um case global e nossos escritórios de outros países querem aprender o que estamos fazendo e replicar. As campanhas de Click to WhatsApp com o Click Tracker têm trazido cada vez mais aprendizados e evoluções para a Stellantis. Entendemos que o canal é uma necessidade do cliente, que é quem decide sua própria jornada de compra”, diz Jessica Fischborn, Coordenadora de Digital Growth Latam Stellantis.

Antes de usar a solução, a Stellantis Brasil investia apenas 3% de sua verba de marketing no WhatsApp e gerava 100% de seus leads por meio de um formulário no site da empresa – formato este que nunca engajou verdadeiramente o consumidor final. Atualmente, o investimento da Companhia em ações no WhatsApp representa 50% do orçamento da área. Somente a Fiat, uma das marcas da Stellantis Brasil, a solução incrementou um total de 33,6% nas vendas de automóveis e conquistou 16 vezes mais retorno sobre investimento em publicidade.

Sobre a Blip

A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que cria conversas e conecta experiências entre marcas e seus clientes nos principais aplicativos de mensagem, como WhatsApp, Messenger e Instagram. Com a STILINGUE by Blip, adquirida em 2022 e que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais, a Blip oferece ao mercado o melhor da IA aplicada ao social listening e às melhores soluções conversacionais de business messaging. 

Além do Brasil, a Blip está presente em mais de 32 países e tem ajudado mais de 3.700 empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais. Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$ 170 milhões da Warburg Pincus. Integrou o ranking das melhores empresas para se trabalhar do Great Place to Work por mais de 5 anos consecutivos e em 2023 passou a fazer parte das Melhores Empresas para se trabalhar na categoria de tecnologia. 

Mais informações em https://www.blip.ai/.