Início do segundo trimestre revela oportunidade promissora para empreender no Brasil

Negócios de setores variados se mostram cada vez mais lucrativos em função de aumento na demanda

Segundo informações do Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 80% dos empregos registrados no país. Os dados indicam que mais de 1,1 milhão de novas vagas de trabalho foram criadas em 2023, evidenciando o contínuo crescimento do setor empreendedor no Brasil. Essa tendência abre oportunidades ideais para aqueles que têm interesse em iniciar seu próprio negócio.

 “O aumento na geração de empregos revela uma crescente demanda por mão de obra, fator que se converte em uma ascensão dos negócios nacionais”, pontua Fábio Farias, especialista em expansão de negócios e fundador da franquia Love Gifts. A perspectiva do profissional se confirma em redes como a Unhas Cariocas, que apresentaram um aumento de 27,2% nos atendimentos em 2023, fator que implica em mais contratações.

A tendência se replica no setor de beleza como um todo, que apresenta uma ascensão contínua. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o nicho teve um crescimento de 15%, no comparativo entre 2022 e 2023. Redes como Alergoshop, Espaço Make e Escova Express, atuam como exemplos desse cenário, uma vez que encerraram o período com faturamentos multimilionários.

Pluralidade do mercado 

O padrão de desenvolvimento também se reproduz no setor de serviços. A Mary Help, rede de franquias de intermediação de profissionais para serviços domésticos, tais como: diaristas, cozinheiras e babás já atendeu mais de 500 mil clientes e intermediou mais de 3 milhões diárias. O setor apresenta uma das maiores dilatações do franchising, de 15,9%, a tendência sintetiza um aumento paralelo na clientela. “A abertura de novos negócios é pautada pela necessidade. Essa ideia é ainda mais nítida quando se trata do meio de serviços, em que a procura pelo atendimento prestado, é o que motiva as inaugurações”, explica André Jácomo, especialista em franchising e fundador da Marketing Bag, rede de franquias de publicidade em sacos de pão.

A diversidade do nicho é um aspecto positivo, já que amplia as possibilidades do mercado brasileiro. Um exemplo disso é a expansão da rede de cuidadores Acuidar, que viu seu número de unidades aumentar em 145% no ano anterior, consolidando seu crescimento. Outro setor que se destaca pela sua variedade é o de alimentos, com um crescimento líder de 16,9%, conforme apontado pela ABF. Marcas como Zé Coxinha e Itália no Box observaram melhorias tanto na abertura de novas unidades quanto no aumento da procura pelos produtos, resultando em um progresso significativo no número de franqueados e clientes, o que representa uma vantagem dupla para o mercado nacional.

Benefícios para o quadro nacional

“A abertura de novos empreendimentos traz benefícios para o país como um todo. O fundador obtém vantagens, no entanto, é importante ressaltar que está sendo disponibilizado um serviço ou produto que contribui para a economia nacional”, explicou Fernando Loureiro, especialista em consultoria de franquias. Ele destacou que esse cenário é evidente em setores como o da educação, no qual o impacto do negócio se traduz em melhorias na qualidade educacional local e na geração de receita. A ABF relatou um crescimento de 6,5% no setor, destacando empresas como o Instituto Gourmet, que oferece cursos profissionalizantes na área de gastronomia e obteve um faturamento de mais de R$ 100 milhões em 2023.

O panorama se aprimora ao mesclar educação com tecnologia, como é o caso da SuperGeeks, escola especializada em competências para o futuro. Com esse avanço tecnológico evidente é fundamental que empreendedores invistam nessa área. A Iopont, por exemplo, é uma rede de franquias especializada em gestão de pessoas, sendo uma plataforma que atende o controle da jornada de trabalho de forma 100% digital. Como prova dessa ascensão, a rede fechou o ano de 2023 com faturamento de R$ 2,5 milhões e prospecta, para 2024, R$ 10 milhões.

Propostas diferentes

O crescimento do mercado interno não se limita a fortalecer os setores tradicionais já estabelecidos, mas também se reflete na adoção de novidades. Um exemplo disso é a Funil de Vendas, que se destaca pela eficácia ao ensinar as empresas a alcançarem suas metas de vendas. O mesmo ocorreu com a Sonhagro, que se destacou como a primeira franquia de crédito rural do país, liderando no mercado nacional. Outro exemplo é a Aluga Ai, que oferece serviços de aluguel de carros de luxo, um nicho pouco explorado no Brasil. Também é o caso da Tem Jeito, que, paralelamente, inova no setor de moda residencial.

Outro ponto que traz visibilidade para os empreendedores é o mercado de varejo. Esse fato se constata na franquia Prioridade 10, por exemplo, que oferece diversos produtos a preços até R$ 20 e que teve um faturamento de R$ 200 milhões em 2023. Já quem visa a sustentabilidade, a rede de franquias Tem Jeito, possui um conceito de reformas e customização de roupas, contando com alguns serviços express (que são entregues em até 1 hora). Com faturamento passando da casa de R$ 1 milhão, a rede se mostra uma alternativa assertiva para novos empreendedores adentrarem no setor de costura.

A diversidade do setor de franchising abre um leque de possibilidades para que o investidor empregue o seu capital em negócios já formatados, validados e reconhecidos no mercado, o que minimiza consideravelmente os riscos.