Sora: ChatGPT anuncia IA que cria imagens a partir de texto

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, anunciou uma nova inteligência artificial (IA) chamada Sora, capaz de criar vídeos realistas a partir de comandos de texto. A ferramenta está em fase de testes e pode gerar cenas de até 60 segundos. Acesso à IA está disponível apenas para usuários e artistas visuais selecionados, que irão fornecer feedback para aprimoramento. A data de lançamento para o público geral ainda não foi divulgada. Saiba mais sobre a Sora, a nova IA da OpenAI.

Em um tuíte publicado nesta quinta-feira (15), a OpenAI revelou o Sora, sua mais recente inteligência artificial capaz de transformar textos em vídeos. A ferramenta pode criar cenas de até 60 segundos e está atualmente em fase de teste por “Red teamers”, especialistas em áreas como desinformação e conteúdo nocivo. Além deles, artistas visuais, cineastas e designers também têm acesso ao software. A empresa ainda não divulgou uma data para o lançamento público da tecnologia.

Embora outras IAs já tenham capacidade semelhante, muitas geram apenas cenas curtas ou apresentam defeitos graves. A expectativa é que o Sora supere essas limitações e eleve o padrão dos vídeos gerados por IA. No entanto, a OpenAI alerta que o software ainda possui falhas, como a inconsistência na representação de ações. Espera-se que parte desses problemas seja corrigida com o lançamento para o público em geral.

Além do cuidado técnico, a OpenAI não quer que a ferramenta faça vídeos com elementos preconceituosos ou de desinformação e, por isso, recrutou os Red teamers. Esse esforço é necessário porque, como toda IA generativa, o Sora irá criar seus conteúdos sendo alimentado por vídeos e imagens pré-existentes na Internet, que podem carregar sentidos maliciosos e, assim, podem “infectar” o software. 

A seguir, veja alguns vídeos divulgados pela OpenAI.