Universidades Francesas abrem candidaturas para Graduação e Pós-Graduação por meio de Plataforma On-line

A França responde favoravelmente por uma crescente demanda dos brasileiros por educação internacional. Com possibilidade de acesso nos níveis de graduação, pós-graduação e pesquisa, combinado com a excelência do sistema educacional francês e os custos relativamente baixos dos estudos, os atrativos do sistema de ensino superior do país europeu tem sido um dos principais motivos da busca dos brasileiros.

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, recebe candidaturas de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que desejam buscar cursos de graduação e pós-graduação na França.

A plataforma virtual oferece aos candidatos a oportunidade de escolher entre opções de cursos, em instituições públicas e privadas, aumentando as chances de admissão.

Para participar deste processo seletivo, os candidatos devem criar um dossiê eletrônico contendo informações detalhadas sobre seu percurso acadêmico e profissional, bem como uma carta de motivação e um teste de língua. As opções de ingresso incluem o primeiro ano da graduação, transferência acadêmica para o segundo ou terceiro ano da formação, e a pós-graduação francesa: o diploma de Master.

A data limite para envio dos dossiês varia entre 15 de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, dependendo do tipo de projeto.

Possibilidades de auxílios e bolsas

A acessibilidade das instituições francesas de ensino superior também se destaca. Os custos para estudar em uma universidade da França são um dos mais baixos da Europa, já que uma parcela significativa das instituições de ensino superior do país é pública.

Além disso, há uma ampla oferta de programas de bolsas de estudo que podem ser consultadas em um único lugar, o catálogo de bolsas CampusBourse. Alguma dessas oportunidades, como a Bolsa de excelência Eiffel, está com candidaturas abertas.

Para auxílio do orçamento do estudante internacional, o governo francês disponibiliza diferentes dispositivos que oferecem uma ajuda de custo ou benefícios para os discentes. Sem falar que o visto de estudante permite trabalhar até uma carga horária máxima de 20 horas semanais.

Destino de Excelência para Estudantes Internacionais

Anualmente, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são recebidos pelas universidades e instituições de ensino superior francesas. De acordo com dados da UNESCO, a França ocupa a quinta posição entre os países que mais acolhem estudantes internacionais. Para os brasileiros, é o sétimo destino mais procurado, havendo atualmente, mais de 5.500 brasileiros realizando os estudos superiores na França.

Sobre o Campus France

Presente em mais de 120 países, o Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, acolhimento e mobilidade internacional. A agência opera sob a supervisão do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa e do Ministério das Relações Exteriores da França. No Brasil, a agência está vinculada ao Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França.

O Campus France Brasil oferece orientação individualizada e gratuita aos interessados em estudar na França e centraliza o processo de candidatura para a maioria das universidades do país europeu. Com escritórios nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a agência está pronta para apoiar os estudantes em sua jornada educacional internacional.

Para mais informações e contato de imprensa, visite o site oficial do Campus France Brasil.