DF registra primeiro caso da nova variante Éris da Covid-19

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (30). Paciente é uma bebê da faixa etária entre zero e 2 anos.

O Distrito Federal registrou o primeiro caso da variante EG.5, popularmente conhecida comoÉris, da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) na tarde desta quarta-feira (30). 

O caso foi detectado após sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), da SES-DF no dia 24 de agosto, em parceria com o Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (Cevivas) do Instituto Butantan. 

Segundo a pasta, a paciente é uma bebê da faixa etária entre zero e 2 anos, atendida no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A criança foi diagnostica no dia 11 de agosto com sintomas respiratórios. Ela foi internada, tratada e recebeu alta no dia 14 de agosto.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que analisou 30 amostras de exames de diferentes regiões do DF, e “somente o caso da bebê atendida no HMIB foi positivo para a nova subvariante”. 

O primeiro caso da nova variante no Brasil foi confirmado no dia 18 de agosto, em São Paulo. A paciente infectada é uma mulher de 71 anos. 

Os sintomas começaram em 30 de julho, e ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada, e recebeu alta no dia seguinte. Ela estava com o esquema vacinal completo.

O que é a variante EG.5?

🦠🌍 Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023. Desde então, tem-se observado um aumento constante no número de casos relacionados a essa variante, principalmente em países como Reino Unido e Estados Unidos. 

Ainda de acordo com a OMS, até o momento, a subvariante EG.5 não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos em comparação com outras variantes.⚠️🩺 De acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações sanitárias em relação às medidas de prevenção à Covid seguem as mesmas e não foram alteradas a partir da confirmação do caso.