Jaguar Land Rover planeja investimento bilionário em veículos elétricos

Aplicação de 15 bilhões de euros em cinco anos contemplará plantas industriais, programas de tecnologias autônomas e habilidades pessoais

Com foco em uma estratégia de modernização da marca, a Jaguar Land Rover (JLR)anunciou planos para acelerar sua transição e se tornar uma das principais montadoras de carros elétricos de luxo até 2030. Por meio do compromisso “Reimagine”, a marca planeja um investimento de 15 bilhões de euros em cinco anos, contemplando plantas industriais novas, programas de tecnologias autônomas e habilidades pessoais.

A fábrica da montadora, localizada em Halewood, no Reino Unido, será transformada em uma instalação de produção totalmente elétrica. Além disso, sua próxima geração de arquitetura SUV de médio porte também será puramente elétrica. “Há dois anos, lançamos nossa estratégia e fizemos grandes progressos, incluindo o lançamento de dois novos modelos: o Range Rover e o Range Rover Sport, aclamados pela crítica”, diz Adrian Mardell, CEO da JLR, em nota divulgada para a imprensa.

“Conseguimos isso enquanto navegávamos pelos ventos contrários da pandemia e da escassez de chips. Mesmo assim, aumentamos com sucesso a produção de nossos modelos mais lucrativos, gerando lucro no 3º trimestre”, continua. “Hoje, tenho o orgulho de anunciar que estamos acelerando nosso caminho de eletrificação. Esse investimento nos permite acessar um futuro de luxo moderno, desenvolvendo novas habilidades e reafirmando nosso compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2039”.

Ao divulgar a notícia sobre seus novos esforços na área de eletrificação, a JLR confirmou que começará a receber pedidos de clientes para o Range Rover totalmente elétrico a partir do final de 2023. Como próximo passo da estratégia, foi revelado que a marca pretende explorar a abordagem “House of Brands”, que busca amplificar o caráter único de cada uma de suas marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.

“É fundamental para a nossa estratégia a formação da House of Brands, que é uma evolução natural, com o objetivo de elevar e amplificar a singularidade de nossas marcas características britânicas”, comenta o diretor criativo Gerry McGovern OBE, em nota para a imprensa. “Nossa ambição final é construir experiências verdadeiramente emocionais e envolventes que, ao longo do tempo, construirão alta equidade para nossas marcas e sustentabilidade de longo prazo para a JLR”.

Para chegar ao objetivo final, ainda há muitas mudanças pelo caminho. Além da fábrica de Halewood, o Centro de Fabricação de Motores em Wolverhampton, no Reino Unido — que atualmente produz motores de combustão interna Ingenium para seus veículos —, será reestruturado para produzir unidades de acionamento elétrico e baterias para os veículos de próxima geração. Ele será renomeado como “Centro de Fabricação de Propulsão Elétrica”.

Já o clássico espaço da marca em Castle Bromwich, também no Reino Unido, será expandido para desempenhar um papel fundamental no futuro elétrico da empresa, fornecendo carroceria para veículos da próxima geração.