HTML5 foi o tema mais demandado pelos profissionais brasileiros no 2º tri

Novo relatório da Udemy mostra as habilidades com demanda crescente na sua plataforma de treinamento corporativo

Udemy, destino de ponta para aprendizado e ensino online, acaba de divulgar o Q2 Global Workplace Learning Index, um relatório que destaca as habilidades tecnológicas e comportamentais que mais cresceram em demanda no último trimestre (o segundo do ano). Para chegar a essas tendências, a Udemy analisa as habilidades que os profissionais estão aprendendo na sua plataforma Udemy Business, guiada por dados de mais de 12.500 clientes corporativos no mundo todo.

No Brasil, o tópico que mais cresceu em consumo foi HTML3, com um aumento de 239%. Em seguida, veio “felicidade”, com crescimento de 209% em consumo. Entre os cursos sobre felicidade, estão alguns sobre comunicação não-violenta e outros sobre autoconhecimento. Em terceiro lugar, ficou psicologia, que cresceu 203% em consumo.

Segundo Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina, o crescimento do interesse dos profissionais brasileiros por cursos sobre felicidade e psicologia chama a atenção, já que as habilidades que tipicamente se destacam no país costumam ter a ver com tecnologia. “Isso pode ser reflexo de uma necessidade crescente de equilíbrio entre vida profissional e pessoal e do que os profissionais estão buscando nas empresas atualmente”, diz ele.

Mundialmente, as power skills (as habilidades comportamentais) que mais cresceram em consumo foram a competência de fazer bem uma prova (um aumento de 1340% em consumo), a habilidade de fazer uma proposta comercial (um crescimento de 183% em consumo) e a habilidade de gerar ideias de negócios (um aumento de 177% em consumo).

O relatório também destaca as competências tecnológicas que mais cresceram em consumo no mundo, as habilidades mais demandadas por setor (financeiro, varejo e indústria) e também os temas de cursos online mais buscados em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Índia e Coreia do Sul.

Sobre a Udemy

A Udemy (Nasdaq: UDMY) fornece desenvolvimento de habilidades de forma flexível e eficaz para capacitar empresas e indivíduos. O marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo. Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. A Udemy Business oferece para os seus clientes corporativos uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo. Entre os clientes da Udemy Business, estão o Glassdoor, a GoFundMe, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco (Estados Unidos), com hubs em São Paulo (Brasil), Ancara (Turquia), Austin (Estados Unidos), Boston (Estados Unidos), Mountain View (Estados Unidos), Denver (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Melbourne (Austrália) e Nova Délhi (Índia).