A importância da matemática no processo de alfabetização

A disciplina é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e para a construção de sua capacidade de pensar

Segundo Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon, a matemática é muito importante durante o processo de alfabetização. “A comunicação se efetua não somente com palavras, mas também com números”, diz.

“Conceituando a alfabetização como sendo o processo de aprendizagem em que se desenvolvem as habilidades de ler e de escrever, de modo adequado, e a utilizá-las habilmente como um código de comunicação com o meio, a matemática também é parte muito importante do processo”, ressalta a pedagoga.

O processo de alfabetização consiste em familiarização com os números, assimilar noções de quantidade, conceitos de seriação, classificação e conservação, relacionar símbolo com significado etc.

De acordo com Cristhiane, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem. “Estudar matemática faz com que elas exercitem o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança”, ressalta.



Confira algumas atividades que poderão ser feitas em casa para ajudar no desenvolvimento das habilidades com a matemática:

1.      Converse sobre o uso dos números no nosso dia a dia

Quando estiver preparando o lanche, mostre a quantidade de ingredientes na mesa, deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco. 

2.      O uso do dinheiro

Ensine ao seu filho quanto custa os pães do café da manhã, como lidar com trocos ou como economizar na mesada para comprar brinquedos educativos. 

3.      Medidas de tempo

Ensine a criança a olhar no relógio e contar os minutos, horas, segundos. Faça brincadeiras: Quanto tempo falta para o almoço que será servido às 12h? Qual o horário que será exibido o próximo desenho na TV?

O Kumon é um método de estudo japonês criado em 1958 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês, para crianças de todas as idades.

Fonte: Kumon