Relação de eleitos seria apresentada neste domingo (1°), mas precisou ser adiada por causa de problema técnico. Oficialização deve ocorrer nesta terça (3), após publicação no Diário Oficial.
O resultado da eleição para os Conselhos Tutelares do Distrito Federal foi divulgado nesta segunda-feira (2). Os nomes seriam apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste domingo (1°). No entanto, houve um problema técnico e a apuração foi adiada (veja detalhes abaixo).
O nome dos candidatos eleitos foi divulgado no site da Secretaria da Justiça. O balanço foi separado por região administrativa.
Confira o resultado da eleição dos Conselhos Tutelares de 2023
De acordo com o TRE-DF, o processo eleitoral foi encerrado às 17h de domingo “sem grandes intercorrências”. Ao todo, foram 1.169 urnas em 146 locais de votação.
Em Brasília, as eleições foram realizada para preencher 220 vagasconselheiros titulares e 440 suplentes, no total de 1.268 candidatosaptos a serem votados. O mandato dos eleitos começa a valer a partir de 10 de janeiro de 2024.
O resultado oficial ainda será divulgado no Diário Oficial do DF (DODF). A previsão é que a publicação ocorra nesta terça-feira (3).
Problemas técnicos
O sistema que faz a totalização dos votos das eleições para os Conselhos Tutelares do TRE-DF apresentou um problema e adiou a divulgação dos resultados.
Em entrevista coletiva com jornalistas no Palácio do Buriti, o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, garantiu que todos os votos foram computados. Os resultados de cada urna, segundo ele, foram impressos e divulgados em todos os locais de votação.