Fazer uso de uma campanha de marketing digital para promover um negócio, produto, marca ou serviço, mais do que nunca, deve estar no radar do empreendedor. Com o crescimento verificado nas vendas online em 2020, é preciso se destacar no meio do mundo de ofertas que a Internet oferece. Porém, para uma boa publicidade online, antes de mais nada, é preciso saber qual o objetivo da campanha. A partir da daí, as ações devem ter um público-alvo definido e podem ser veiculadas em diversos canais, como nas redes sociais, em blogs, sites, ou mesmo por meio do bom e velho e-mail marketing.
Não se discute que desenvolver uma campanha de marketing digital está entre as prioridades para alavancar um um pequeno negócio. Com o isolamento social e a consequente mudança de hábitos do consumidor, a publicidade online ganhou ainda mais importância. É o meio mais certeiro para dar visibilidade a um negócio, que em alguns casos, precisou migrar às pressas para o mercado online.
Por meio da publicidade online, é possível fazer a segmentação dos anúncios a um preço acessível, com rapidez e facilidade, além de otimizar a publicidade em páginas com maior tráfego. Apresentamos aqui algumas dicas para que o seu negócio seja encontrado na Internet de maneira rápida e prática.
ESCOLHA COMO FAZER PUBLICIDADE ONLINE
1) GOOGLE ADS
A plataforma funciona no sistema de leilão de anúncios, em que anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques em propagandas com determinadas palavras-chave, escolhidas por você. Entretanto, nem sempre a maior oferta fica com o anúncio.
Para você ser o vencedor, é preciso que seu anúncio esteja no topo do Ad Rank, um índice que avalia a qualidade do anúncio e o custo por clique máximo (lance feito por você).
É oferecida publicidade online na rede de pesquisa, que é o mais comum, anúncios da rede de display, no Youtube e em aplicativos, caso a sua empresa tenha um.
Com a popularização dos vídeos online, o Youtube está em destaque. Com ele, é possível colocar um anúncio para rodar antes ou durante um vídeo ou em destaque na parte direita da tela, como vídeo sugerido.
2) INSTAGRAM ADS
O Instagram Ads é a plataforma que veicula anúncios pagos na rede social Instagram. São permitidos anúncios nos formatos de foto, vídeo, carrossel ou coleção. A partir desses anúncios, a empresa pode investir de forma direta com sua base de clientes ou mesmo na busca de possíveis compradores. A diferença para as publicações normais está na tag “patrocinado”, que aparece em todos os anúncios.
3) FACEBOOK ADS
Ao construir boas campanhas no Facebook Ads, a quantidade de pessoas que visualizará sua postagem no feed vai crescer. E é justamente esse novo público que representa o alcance obtido pela ferramenta. Um dos grandes trunfos é a segmentação dos anúncios, seja por região, faixa etária e sexo, entre tantas outras. No Brasil, o Facebook ainda é um dos preferidos do público entre as redes sociais.
4) TWITTER ADS
No Twitter é possível anunciar com tweets promovidos, contas promovidas ou assuntos promovidos. Na maioria do conteúdo, é possível interagir, da mesma maneira que você faz com os seus contatos. Se você seguir, curtir ou retweetar um conteúdo no Twitter, os seguidores poderão ver o seu nome associado a esse conteúdo.
5) O Brasiliense ADS
O Brasiliense Ads é uma plataforma simplificada de publicidade do O Brasiliense, destinada a empresas que querem anunciar sem o intermédio de uma agência especializada. Os anúncios são distribuídos de forma inteligente, por meio das páginas do portal. Para isso, é preciso criar um título, descrever o produto e adicionar uma imagem. Costuma trazer bons resultados para quem anuncia.
6) SEO
Ao fazer uma pesquisa nos buscadores como o Google, a plataforma organiza os resultados a partir de regras de ranqueamento. Sites, blogs e demais páginas da internet são expostas como resposta de acordo com o grau de adaptação aos critérios. Para ser encontrado ali, uma das principais estratégias do marketing digital que você vai precisar usar é o SEO (Search Engine Optimization).
Para melhorar o ranqueamento e aumentar a quantidade de pessoas que encontra a sua loja como resposta, uma das principais estratégias é criar um blog. Ao alimentá-lo com conteúdo relevante e adaptado SEO, sua página pode aparecer como primeira resposta.