Projeto da deputada Paula Belmonte para homenagear ex-presidente do TCU Augusto Nardes quase foi rejeitado após atraso na votação
A votação de um projeto de decreto legislativo (PDL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) gerou tensão e troca de farpas entre parlamentares nesta terça-feira (16/9). A proposta, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), concede o título de cidadão honorário de Brasília ao ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes.
Durante o processo de votação, o PDL ficou parado por cerca de cinco minutos, acumulando 11 votos favoráveis e seis contrários — insuficientes para aprovação, já que o regimento exige 13 votos.
Votação travada
O distrital Chico Vigilante (PT), que votou contra, reclamou da demora na proclamação do resultado. Para ele, o atraso caracterizou manobra para evitar a rejeição da proposta.
Pouco depois, os distritais Jaqueline Silva (MDB) e Jorge Vianna (PSD) registraram seus votos, garantindo a aprovação com o mínimo necessário: 13 votos a favor.
Contestação
Vigilante ainda apresentou um requerimento para questionar a deliberação do PDL, mas foi rebatido pela presidente da sessão, que afirmou que o documento chegou após a votação. O petista adiantou que pretende representar o caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CLDF.