Procuradora-geral do DF deixa o cargo e Ibaneis nomeia Márcio Wanderley para chefiar a PGDF

Ludmila Lavocat Galvão deixa a função após trajetória de destaque; novo procurador-geral atua no GDF desde 1999

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (11/8) a nomeação do procurador Márcio Wanderley de Azevedo como novo chefe da Procuradoria-Geral do DF (PGDF). Ele substitui Ludmila Lavocat Galvão, que deixou a função após anos de atuação na instituição.

Só tenho a agradecer o excelente trabalho da procuradora-geral, a nossa amizade pessoal, com ela e com a família, e o meu profundo apreço pelo trabalho dos nossos procuradores. Sem a Procuradoria, ninguém governa o Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.

Carreira do novo procurador-geral
Márcio é procurador do DF desde 1999. Atuou como conselheiro seccional da OAB/DF e como examinador de concursos públicos na área jurídica. Desde 2023, ocupava o cargo de consultor jurídico do GDF, responsável por analisar decretos, portarias e projetos de lei tanto enviados à Câmara Legislativa quanto recebidos dela para sanção do governador.

Trajetória de Ludmila Lavocat Galvão
Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Direito Processual Civil pela USP, Ludmila ingressou na PGDF em 1996. Foi promovida por antiguidade em 2001 e por merecimento em 2016, tornando-se subprocuradora-geral.

No órgão, passou pela 1ª Subprocuradoria Contenciosa, pelo Centro de Contratos, Convênios e Licitações, pela Procuradoria Administrativa (Procad) e pela Gerência de Assuntos Constitucionais. Participou de casos relevantes, como a Intervenção Federal nº 5.179 no Supremo Tribunal Federal (STF).