Exibição de jogos de tênis em cadeira de rodas acontece neste sábado (21), a partir das 17h, com entrada gratuita para o público
Dando sequência à programação do Brasília Champions 2024, neste sábado, a partir das 17h, será promovida uma emocionante exibição nacional de tênis em cadeira de rodas. O Brasília Champions Wheelchair contará com a presença dos atletas paralímpicos Ymanitu Silva, Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Gustavo Carneiro, além das brasilienses Jade Lanai e Maria Fernanda Alves. A entrada do público no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson é gratuita. O evento recebe o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF).
O sexteto que virá a Brasília está entre os melhores atletas do mundo. Rodrigues e Carneiro chegaram às quartas de final das duplas da categoria Open Masculino (atletas com deficiência para se locomover, mas sem comprometimento de braços e mãos) dos Jogos Paralímpicos de Paris e ocupam as 17ª e 37ª posições, respectivamente, do ranking mundial.
Já Silva e Pena competem na categoria Quad (atletas com deficiências que afetem, além das pernas, o movimento dos braços) e chegaram bem perto de uma medalha de bronze em Paris, ao terminarem em quarto lugar. No ranking mundial da categoria, Silva é o 10º e Pena, o 13º. Entre as meninas da Open Feminino, Maria Fernanda é a 35ª colocada, enquanto Jade ocupa a 44ª posição.
O evento ressalta a importância da inclusão e do respeito à diversidade no esporte. Os jogadores estarão divididos em dois grupos e se enfrentarão em melhor de três sets. O Time Mané Garrinha, formado por Ymanitu Silva, Gustavo Carneiro e Maria Fernanda Alves, enfrentará o Time Nilson Nelson, composto por Leandro Pena, Daniel Rodrigues e Jade Lanai.
Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do DF, destacou: “O Brasília Champions Wheelchair chega para celebrar o talento e a determinação dos atletas paralímpicos, além de promover a inclusão e o respeito à diversidade no esporte. Em ano de Paralimpíadas, o torneio se consagra como uma oportunidade ímpar para que esses atletas mostrem suas habilidades e inspirem a todos com suas histórias de superação. Por meio deste evento, buscamos não apenas destacar o alto nível de competitividade, mas também fomentar uma maior conscientização sobre a importância do esporte adaptado de alto rendimento.”