Hoje, o Guia MICHELIN anunciou sua chegada à região Sul dos Estados Unidos, com a revelação do Guia MICHELIN American South, fruto da parceria entre a Michelin e a Travel South USA.
Com essa abordagem regional, o Guia MICHELIN poderá ir além das principais cidades urbanas do território para descobrir melhor a autêntica cultura gastronômica do Sul dos Estados Unidos. Especificamente, esta edição do Guia abrangerá os estados do Alabama, Louisiana, Mississippi, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, além do já existente Guia de Atlanta.
“Estamos entusiasmados em embarcar nesta nova jornada para o Guia MICHELIN, pois esta será a primeira vez, desde a estreia do Guia na América do Norte em 2005, que lançamos uma seleção regional”, disse Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN. “A culinária do Sul dos Estados Unidos é um reflexo único de diversas influências, criando um icônico repertório de especialidades preparadas por talentos culinários impressionantes e orgulhosos de sua arte.”
Os inspetores anônimos do Guia MICHELIN já estão em campo, fazendo reservas e explorando as joias gastronômicas da região. A seleção completa de restaurantes para 2025 será revelada posteriormente, durante a cerimônia anual do Guia MICHELIN para o Sul dos Estados Unidos.
“A Travel South USA está entusiasmada em apoiar a chegada do Guia MICHELIN ao Sul dos Estados Unidos. Nossa região há muito merece reconhecimento global por sua extraordinária culinária farm-to-table, frutos do mar de classe mundial e rica cultura gastronômica — tudo criado por alguns dos chefs mais talentosos e criativos do mundo”, afirmou Liz Bittner, presidente e CEO da Travel South USA. “Não poderíamos estar mais orgulhosos de sermos a primeira região do país a apresentar nossos atributos culinários, tanto em grandes cidades quanto em pequenas localidades, em um palco global. Um agradecimento especial aos escritórios de turismo estaduais e destinos turísticos por sua participação nesta iniciativa inovadora.”
O Guia MICHELIN está constantemente observando a evolução dos destinos culinários ao redor do mundo. O processo de seleção do Guia é conduzido por inspetores anônimos e permanece completamente independente. A Michelin está colaborando com a Travel South USA exclusivamente para atividades de marketing e promoção.
História e metodologia
A próxima seleção de restaurantes seguirá a metodologia histórica da Michelin, baseada em cinco critérios universais, garantindo equidade na escolha de cada destino:
Qualidade dos ingredientes;
Harmonia dos sabores;
Domínio das técnicas culinárias;
Expressão da personalidade do chef por meio da cozinha;
Consistência entre as visitas e ao longo do cardápio (cada restaurante é inspecionado várias vezes ao ano).
O Guia MICHELIN continua sendo um companheiro confiável para qualquer viajante em busca de uma ótima refeição. O Guia foi publicado pela primeira vez na França no início do século XX para incentivar a venda de pneus, fornecendo informações práticas aos motoristas franceses. Os inspetores da Michelin ainda utilizam os mesmos critérios e métodos de seleção aplicados desde o início, agora adaptados a destinos ao redor do mundo.
A Michelin lançou seu primeiro Guia na América do Norte em 2005 para Nova York. Desde então, foram adicionados Guias para Chicago (2011), Washington, D.C. (2017), Califórnia (São Francisco em 2007, abrangendo todo o estado em 2019), Flórida (Miami, Orlando e Tampa em 2022, adicionando Fort Lauderdale, Palm Beaches e St. Pete-Clearwater em 2025, e abrangendo todo o estado em 2026), Toronto (2022), Vancouver (2022), Colorado (2023), Atlanta (2023), México (2024), Texas (2024), Quebec (2024) e, agora, o Sul dos Estados Unidos (2025).
Sobre a Michelin North America, Inc.
A Michelin é uma das principais fabricantes mundiais de materiais compostos inovadores e experiências transformadoras. Com mais de 130 anos de pioneirismo em materiais de engenharia, a Michelin está posicionada de forma única para contribuir decisivamente para o progresso humano e um mundo mais sustentável.
Com seu profundo conhecimento em compósitos poliméricos, a Michelin inova constantemente na fabricação de pneus de alta qualidade e componentes para aplicações críticas em áreas exigentes como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde.
O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento de seus clientes inspiram a Michelin a oferecer experiências excepcionais. Isso inclui desde soluções conectadas baseadas em dados e inteligência artificial para frotas profissionais até a recomendação dos melhores restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.
Com sede em Greenville, Carolina do Sul, a Michelin North America, Inc. possui aproximadamente 23.500 funcionários e opera 36 unidades de produção nos Estados Unidos (michelinman.com) e no Canadá (michelin.ca).