Com mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro, executivo assume o comando do banco com metas voltadas à governança, transparência e resultados sustentáveis
Nelson Antônio de Souza assumiu oficialmente, nesta quinta-feira (27), a presidência do Banco de Brasília (BRB), após ter seu nome aprovado pelo Banco Central na véspera (26). A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração do banco, Marcelo Talarico, e marcou o início da gestão do 22º presidente da história da instituição.
Durante a solenidade, Souza ressaltou a importância de uma gestão técnica, responsável e centrada no fortalecimento do banco. “Assumo o compromisso de respeitar a missão e os valores do BRB, ao mesmo tempo em que nos dedicamos a superar as adversidades juntos, com muito respeito uns pelos outros. Vamos fortalecer o BRB, mantendo o banco sólido, confiável e com resultados sustentáveis, preservando a integridade das práticas bancárias e a confiança de clientes e investidores”, afirmou.
Trajetória sólida e perfil técnico
Natural de São Paulo, mas com raízes no Piauí, Nelson Souza construiu uma carreira de mais de quatro décadas no setor financeiro. É graduado em Letras e Psicologia, com MBA em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro.
Souza iniciou sua carreira como menor aprendiz no Banco do Brasil, onde foi concursado. Em 1979, ingressou na Caixa Econômica Federal, onde se destacou ao longo de décadas em diferentes funções de liderança, entre elas a presidência da instituição em 2018. Também presidiu o Banco do Nordeste (BNB), a Desenvolve SP e a BrasilCap, além de ocupar recentemente o cargo de vice-presidente da bandeira de cartões Elo.
Reconhecido pela capacidade de gestão estratégica, ele assume o BRB com a promessa de promover um “choque de gestão” focado na governança, transparência, gestão de riscos e valorização dos mais de 5 mil colaboradores da instituição.
Compromisso com Brasília
A nomeação de Nelson Souza foi uma escolha direta do governador Ibaneis Rocha e anunciada por Fato Relevante ao mercado no dia 19 de novembro. O Governo do Distrito Federal (GDF) é o principal acionista do BRB.
Com a missão de dar continuidade ao crescimento da instituição — que, nos últimos anos, ampliou sua atuação nacional e digital — o novo presidente reforça o compromisso de trabalhar em prol da população de Brasília. “Nosso foco será oferecer soluções que impactem positivamente a vida das pessoas, com ética, proximidade e eficiência”, concluiu.
A chegada de Nelson Souza ao comando do BRB representa um novo capítulo na história do banco, com o desafio de preservar conquistas, corrigir rumos e aprofundar o papel estratégico da instituição no desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal.