Um dos primeiros passos para vender na internet é abrir uma loja virtual. É comum que se escolha plataformas que atendam necessidades básicas do vendedor virtual e esse serviço costuma ser ofertado via loja virtual grátis. Mas quais são os pontos positivos e negativos de se iniciar um negócio online com uma plataforma de e-commerce gratuita?
VANTAGENS DA LOJA VIRTUAL GRÁTIS
O principal benefício de se optar pela loja virtual grátis é a praticidade no processo de abertura e ausência de mensalidade. Confira os três principais benefícios de se optar pela loja gratuita:
CUSTO-BENEFÍCIO
A primeira vantagem que salta aos olhos do vendedor é o custo-benefício no início da jornada na internet. A gratuidade é um atrativo e tanto para quem não tem dinheiro no bolso para investir em uma plataforma profissional e pode ser a única alternativa para tirar o seu negócio do papel.
PRATICIDADE
O processo para tirar uma loja virtual grátis do papel é mais rápido e fácil do que o exigido em plataformas profissionais pagas. Os cadastros são simples e não se exigem conhecimento específico em programação ou marketing para divulgar os seus produtos.
INTERFACES PRONTAS
A facilidade para escolher o design das lojas a partir de modelos prontos também é um diferencial das plataformas gratuitas. Afinal, você vai economizar tempo ao selecionar modelos pré-definidos.
DESVANTAGENS DA LOJA VIRTUAL GRÁTIS
A falta de personalização e limitação das funções pode afetar a eficiência da sua loja virtual. Os principais riscos de se optar pelas lojas gratuitas são:
AUSÊNCIA DE SUPORTE
Em plataformas gratuitas você não precisa de suporte porque não há tantas alternativas de personalização ou segurança. Já nas plataformas pagas, o atendimento técnico é ofertado no pacote e qualquer problema ou alteração serão atendidos sempre que for preciso.
FALTA DE SEGURANÇA
Algumas plataformas gratuitas são desenvolvidas com código aberto e isso significa que qualquer um pode ter acesso às configurações da página e, se houver objetivo de se hackear o seu site, obter dados contidos em sua página. Já as lojas virtuais contratadas ofertam diferentes certificados de segurança que vão garantir a confidencialidade das informações bancárias dos clientes e do sistema da loja como um todo.
LIMITE DE ACESSOS
É comum que as lojas virtuais ofertem uma quantidade limitada de visitantes nos formatos gratuitos e exijam pagamento para que mais pessoas possam comprar. Plataformas pagas não limitam os acessos, oferecem soluções de marketing e publicidade para aumentar o tráfego e ainda podem te ajudar a encontrar as melhores alternativas técnicas para o público que você pretende atingir.
SE POSSÍVEL, NÃO CONTRATE LOJAS VIRTUAIS GRÁTIS
Sempre há pontos positivos e negativos ao optar por uma solução gratuita. No caso das lojas virtuais grátis, o ideal é não optar por modelos gratuitos. Essa decisão coloca em risco a operação da sua loja e até o cliente que acessa a sua plataforma.