O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou mudanças no visto de investidor, que deverá passar de US$1 milhão para US$5 milhões o valor do aporte necessário para os candidatos a um Green Card nessa modalidade. Na prática, essa mudança deverá acabar com o programa EB-5. O Gold Card deve se tornar o novo caminho para investidores interessados em obter a residência permanente em solo americano.
Entre as justificativas para a mudança estão a necessidade de atualizar os valores dos investimentos para a realidade econômica do país e a identificação de fraudes em processos de aquisição de Green Card, via aplicação de um visto EB-5. Para Liz Dell’Ome, advogada especialista em imigração e fundadora da Dell’Ome Law Firm, a narrativa adotada por Trump ajuda quem se qualifica para vistos americanos que garantem green card. “As falas de Trump sinalizam que o governo segue valorizando processos legítimos de residência”, afirma.
“Ao realizar os processos com o suporte de um advogado licenciado nos Estados Unidos, seguindo todos os procedimentos legais e, principalmente, falando a verdade em todos os formulários e entrevistas, princípio básico americano, os requerentes têm melhores possibilidades para a conquista do documento”, completa.
Segundo a advogada, as atualizações no sistema imigratório que o governo Trump pretende realizar não impactam os processos conduzidos de forma legal. “Essas medidas refletem um esforço para tornar o sistema mais criterioso, e podem elevar o número de pedidos e de concessão de vistos que valorizam habilidades profissionais diferenciadas, sólida formação acadêmica e o potencial de contribuição econômica dos imigrantes”, comenta Liz.
“Estamos diante de um momento em que os critérios de avaliação estão se tornando mais alinhados com as demandas do mercado global. Isso pode impulsionar a carreira de profissionais imigrantes e beneficiar a economia dos EUA”, destaca a advogada.
